Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

Voltar Jogos de Inverno: nesta sexta, a brasileira Rebeca Andrade vai carregar a bandeira olímpica em Milão

Maior medalhista da história do Brasil em Olimpíadas, Rebeca Andrade participará da abertura dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina 2026. Nesta sexta-feira (6), na cerimônia que marcará oficialmente o início da competição, a ginasta vai carregar a bandeira olímpica no Estádio San Siro, em Milão, na Itália. A atleta de 26 anos estará ao lado de outras sete personalidades, convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização de Milão-Cortina. A cerimônia de abertura começará às 16h (de Brasília).

“É uma honra e um orgulho enorme receber este convite do COI para fazer parte do desfile de abertura dos Jogos de Inverno. É um privilégio participar deste movimento, estar ao lado de atletas do mundo todo, carregar a bandeira olímpica, representar o Brasil mais uma vez em um momento tão especial para todos os atletas e amantes do esporte”, disse Rebeca, dona de seis medalhas em Olimpíadas (dois ouros, três pratas e um bronze).

Além da ginasta, os outros responsáveis por carregar a bandeira olímpica em Milão serão: o japonês Tadatoshi Akiba, ex-prefeito de Hiroshima; a artista nigeriana Maryam Bukar Hassan; o escritor e ativista italiano Nicolò Govoni; Filippo Grandi, outro italiano, vice-presidente da Fundação Olímpica para Refugiados; o queniano Eliud Kipchoge, pentacampeão olímpico no atletismo; Cindy Ngamba, primeira atleta da equipe de refugiados a subir ao pódio em Olimpíadas; e Pita Taufatofua, atleta de Tonga.

Os italianos Franco Nones, campeão no esqui cross-country, e Martina Valcepina, multimedalhista na patinação de velocidade, também levarão a bandeira olímpica, mas em um desfile que ocorrerá em Cortina D’Ampezzo, outra sede dos Jogos de Inverno de 2026. A bandeira olímpica, com os tradicionais cinco aros, representa o poder de integração do esporte, reunindo povos de lugares e culturas diferentes. Os convidados para carregar o símbolo são, na visão do COI, pessoas com histórias de vida marcadas por engajamento cívico, resiliência e inclusão, se tornando referências sociais.

Presente na abertura das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, Rebeca Andrade será parte de uma edição marcante para o esporte brasileiro. O país terá sua maior delegação na história dos Jogos, com 14 atletas, mais um reserva da equipe de bobsled. Ainda há uma expectativa para o Brasil, enfim, conquistar a primeira medalha olímpica em modalidades de neve ou gelo.

“Esta será uma experiência bem diferente para mim. Nunca pensei que, ainda que por alguns dias, pudesse estar vendo bem de pertinho uma edição das Olimpíadas de Inverno. Estou muito feliz e honrada com a oportunidade”, afirmou Rebeca, que já participou de três edições de Jogos de Verão e ainda atua em causas sociais, como a defesa dos direitos das mulheres e da educação. As Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina se estenderão oficialmente de 6 a 22 de fevereiro, apesar de já haver disputas em andamento desde a quarta-feira (4).

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde