Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 2 de outubro de 2025
Em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro e disputado na Vila Belmiro, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Santos na noite dessa quarta-feira (1º). Com o resultado, a equipe comandada por Mano Menezes chega aos 33 pontos e ocupa a 10ª posição da tabela. Já neste sábado (4), o tricolor gaúcho viaja a São Paulo para enfrentar o Bragantino.
O jogo
As primeiras oportunidades foram do Santos. Aos 13 e 14 minutos, Gabriel Grando fez duas defesas difíceis em chutes de média distância próximos ao ângulo direito. Primeiro, Rollheiser tentou da entrada da área, e em seguida Escobar finalizou próximo ao bico da grande área.
O Grêmio respondeu aos 18 minutos. Alysson avançou pelo corredor direito, passou pela marcação de Escobar e finalizou dentro da área. A bola desviou no defensor e sobrou para Brazão, que se atrapalhou na hora de encaixar, dando rebote. Alysson arrematou de primeira, mas Edenilson acabou desviando a bola com a mão. Após revisão do VAR, o gol foi anulado quatro minutos depois, mesmo sem benefício claro do toque involuntário.
Aos 24 minutos, Lautaro Díaz tentou de cabeça após bola alçada na área, mas pegou mal e mandou por cima do gol. O jogo seguiu equilibrado, com poucas chegadas ofensivas de ambos os lados. Aos 34 minutos, Barreal arriscou de fora da área, mas chutou longe da meta de Grando.
Aos 41 minutos, o Grêmio aproveitou passe errado do Santos e Alysson iniciou contra-ataque de três contra três, abrindo para Edenilson na direita. O cruzamento ficou curto, facilitando o corte na primeira trave, e a equipe gaúcha não conseguiu aproveitar a chance. O restante do primeiro tempo seguiu marcado por muitas faltas e interrupções, sem sequência clara de jogadas.
No segundo tempo, o Grêmio manteve a mesma formação. Aos oito minutos, Arthur arriscou de fora da área, mas a zaga santista bloqueou. Aos 10 minutos, o Santos chegou com jogada pelo meio, mas o chute foi longe de Grando.
Aos 12 minutos, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Pavon avançou pela esquerda, cortou para a direita e cruzou rapidamente. Edenilson desviou com a sola do pé, superando o goleiro e marcando no canto esquerdo: 0 a 1.
Pouco depois, Cristaldo e Amuzu substituíram Pavon e Edenilson, respectivamente, e Alex Santana entrou no lugar de Arthur. Aos 19 minutos, em cobrança de falta de Cristaldo, Noriega desviou de cabeça, mas mandou por cima da meta.
Dois minutos depois, o Santos quase empatou. Lautaro Díaz apareceu livre para finalizar, mas Grando fez grande defesa. No rebote, Tiquinho Soares tentou, mas Wagner Leonardo conseguiu bloquear. Em seguida, o centroavante santista novamente finalizou e Grando salvou com a ponta do pé.
Aos 30 minutos, Guilherme arriscou de fora da área e Grando espalmou para escanteio. Aos 34 minutos, Mano Menezes realizou as últimas substituições, colocando Aravena e Riquelme nos lugares de Alysson e André Henrique. Aos 37 minutos, Guilherme cobrou falta, mas chutou mal e mandou longe do gol.
Aos 43 minutos, Zé Rafael acertou chute cruzado que passou pelo travessão, bateu na trave, quicou na linha e voltou a tocar no travessão. Na sequência, em cobrança de escanteio, Lautaro Díaz completou de cabeça para empatar a partida: 1 a 1.
Nos minutos finais, o Grêmio se manteve recuado, buscando se defender da pressão do Santos e tentando encaixar algum contra-ataque. Nenhuma das equipes conseguiu finalizar até o apito final.
Ficha técnica
– Santos: Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Alexis Duarte, Luan Peres e Escobar; João Schmidt (Tiquinho Soares), Zé Rafael e Rollheiser (Robinho Jr); Barreal (Rincón), Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
– Grêmio: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur (Alex Santana) e Edenílson (Cristaldo); Pavón (Amuzu), Alysson (Aravena) e André (Riquelme). Técnico: Mano Menezes.