Domingo, 19 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 3 de setembro de 2022
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento em defesa da Constituição americana e acusou seu antecessor, Donald Trump, de conspirar contra a democracia. Biden foi ao berço da democracia americana, a Filadélfia, onde os Estados Unidos fizeram a declaração de independência, e discursou em frente ao prédio onde a Constituição foi escrita.
“Estes dois documentos e as ideias que eles representam de igualdade e democracia são a rocha sobre a qual esta nação está erguida”, disse.
O presidente alertou que estes princípios estão sob ataque e afirmou: “Não podemos fingir o contrário.”
Durante quatro anos, de 2017 e 2020, os Estados Unidos tiveram como presidente o empresário Donald Trump. Foi um período que terminou de forma turbulenta. Trump lançou dúvidas sobre a segurança das eleições muito antes de os americanos irem às urnas, e mesmo depois que perdeu, estimulando a marcha de apoiadores em direção ao Congresso, que foi invadido. Cinco pessoas morreram.
Críticas
Pela segunda vez em uma semana, criticou duramente o movimento liderado pelo ex-presidente Donald Trump, conhecido como “Faça a América grande de novo” ou pela sigla em inglês Maga.
“Donald Trump e os republicanos do Maga representam um extremismo que ameaça o alicerce da nossa república”, ressaltou.
Biden afirmou que eles não respeitam a Constituição, o Estado de Direito e se recusam a aceitar os resultados de uma eleição livre. E, se referindo à invasão do Congresso americano em janeiro de 2021, disse:
“Eles veem o fracasso em impedir a transição pacífica de poder após a eleição de 2020 como uma preparação para as eleições de 2022 e de 2024.”
O presidente fez um alerta: “A história nos diz que a lealdade cega a um único líder e a vontade de se envolver em violência política é fatal para a democracia.“
Pediu posicionamento dos cidadãos: “Democratas, independentes, republicanos tradicionais, nós temos que ser mais fortes, mais determinados e mais comprometidos em salvar a democracia do que os republicanos do Maga são para destruí-la.” E ressaltou: “Não há espaço para a violência política nos Estados Unidos.”
O presidente destacou que os verdadeiros patriotas sabem que não podem amar o país só quando vencem:
“A democracia não pode sobreviver quando um lado acredita que só há dois resultados possíveis em uma eleição: ou que vencem ou que a eleição é uma fraude. E é nisso que os republicanos do Maga acreditam hoje.”
Donald Trump se pronunciou em rede social dizendo que Joe Biden não entendeu o que o movimento Maga significa e afirmando que ele não deveria estar representando os Estados Unidos.
Eleições
Joe Biden chamou a atenção dos eleitores para a responsabilidade de suas escolhas, a pouco mais de dois meses das eleições que vão definir o controle do Congresso dos Estados Unidos.
Em novembro, os americanos vão às urnas para eleger todos representantes da Câmara e um terço do Senado.
Biden fez uma promessa: “Como presidente, defenderei nossa democracia com todas as minhas forças e estou pedindo que todos os americanos se juntem a mim. Precisamos que cada um faça a sua parte. Então, fale, argumente, se engaje. Vote!”
No Ar: Clube do Ouvinte