Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Voltar Itamaraty confirma morte de dois brasileiros após terremotos na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou nesta quinta-feira (25) a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). As vítimas são um homem e uma mulher. O governo federal informou que presta assistência consular às famílias.

Em nota oficial, o Itamaraty manifestou pesar pelas mortes. “O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”, informou o ministério.

Os dois terremotos, de magnitudes 7,2 e 7,5, ocorreram em um intervalo inferior a um minuto, provocando destruição em diversas regiões do país. Até a última atualização das autoridades venezuelanas, foram confirmadas 188 mortes e 1.520 pessoas feridas, números que ainda podem aumentar à medida que as equipes de resgate avançam nas áreas atingidas.

Também nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o governo federal enviará ajuda humanitária à Venezuela para auxiliar no atendimento às vítimas e na recuperação das áreas afetadas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o volume da assistência ou o cronograma da operação.

Os terremotos tiveram epicentros separados por cerca de cinco quilômetros. O tremor mais intenso foi registrado nas proximidades da cidade de El Guayabo, localizada a aproximadamente 168 quilômetros de Caracas, capital venezuelana.

Além dos fortes abalos, réplicas foram registradas em cidades costeiras próximas à capital, entre elas La Guaira, uma das localidades mais afetadas pela tragédia. A cidade sofreu grandes danos estruturais, enquanto o Aeroporto Internacional de Caracas teve as operações suspensas por questões de segurança.

Especialistas explicam que a combinação entre a elevada magnitude dos terremotos e a baixa profundidade dos abalos aumentou significativamente o potencial destrutivo. Quanto mais próximo da superfície ocorre um terremoto, maior tende a ser a intensidade percebida e os danos causados.

Outro fator que agravou a tragédia foi o fato de os tremores terem atingido áreas densamente povoadas. Com base nessas características, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o número de mortos possa ultrapassar 10 mil pessoas, embora a projeção ainda dependa da confirmação oficial conforme as operações de busca e resgate prosseguem.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Caiçara Confidencial