Domingo, 25 de janeiro de 2026

Domingo, 25 de janeiro de 2026

Voltar IPTU: Porto Alegre registra menor inadimplência da história em 2025

Porto Alegre encerrou 2025 com a menor inadimplência já registrada no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Dados consolidados em 31 de dezembro indicam que o estoque de débitos somou R$ 79,1 milhões, o equivalente a 6,88% do total lançado no exercício.

Em 2025, o Recupera POA ofereceu condições diferenciadas para pagamento, com descontos em juros e multas, estimulando a adesão dos contribuintes à regularização. Somente neste tributos, houve a adesão de quase 21 mil contribuintes, que negociaram um total líquido de R$ 153 milhões.

“A queda da inadimplência do IPTU impacta diretamente a arrecadação municipal e a execução de políticas públicas. Os recursos arrecadados retornam à população por meio de serviços como saúde, educação, manutenção viária, limpeza urbana e mobilidade”, destaca a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.

Para este ano, o pagamento com desconto pode ser efetuado até 9 de fevereiro. Os contribuintes poderão obter as guias pelos meios digitais, evitando deslocamentos. Um dos principais é o WhatsApp 156+POA. Basta cadastrar o número (51) 3433-0156 e enviar um “oi”. De forma automática, o contribuinte recebe um menu de opções e deve selecionar “Impostos e Tributos”.

Em seguida, é preciso clicar em IPTU 2026, informar dados como a inscrição do imóvel e o CPF do proprietário, e a guia será disponibilizada em formato PDF no próprio WhatsApp. Quem não souber o número da inscrição do imóvel poderá consultá-lo no mesmo canal, seguindo as orientações exibidas na tela. No site do IPTU basta clicar no botão “emitir guia”, preencher os dados de inscrição do imóvel e CPF e baixar o documento para pagamento. Os contribuintes que cadastraram o endereço de e-mail no sistema também receberão automaticamente a guia em sua caixa de entrada.

Para quem não utiliza meios digitais, o atendimento presencial está disponível nas 17 subprefeituras, nas agências Tudo Fácil, no Centro de Referência do Idoso e na loja de Atendimento da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, 856, Centro Histórico).

Para garantir o desconto de até 11%, os contribuintes precisam realizar o pagamento em cota única até o dia 9 de fevereiro. O percentual é composto por 5% de desconto pela antecipação, somado a 3% para quem mantém seus tributos em dia e até 3% adicionais para pessoas físicas que solicitarem a inclusão do CPF nas notas fiscais de serviços, conforme a quantidade de documentos emitidos ao longo do ano.

As notas consideradas para o benefício são aquelas emitidas entre 1º de dezembro e o último dia útil de novembro, assegurando o desconto no exercício seguinte. Pessoa jurídica tem 5% de desconto pela antecipação e 4% por ser bom pagador.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Bailão da Caiçara