Quarta-feira, 18 de maio de 2022

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Voltar Inscrição do Enem 2022 começa nesta terça; confira o que você precisa saber

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começam nesta terça-feira (10) e devem ser realizadas através da Página do Participante, no portal do Inep. Os estudantes que desejam prestar o vestibular, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa (como os alunos da rede pública), têm até o dia 21 de maio para se inscrever. As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.

Os alunos que não tiveram direito à isenção devem realizar o pagamento de uma taxa de R$ 85, até o dia 27 de maio. A inscrição só será validada depois que o valor for computado.

Após denúncias de que o Ministério da Educação usaria questões de provas anteriores no Enem 2022, o Inep informou, por meio de nota, que as provas da edição serão compostas exclusivamente por itens inéditos. A reciclagem ocorreria porque o governo deixou de abastecer por dois anos o Banco Nacional de Itens (BNI), que guarda as questões prontas para serem utilizadas.

Entre as novidades deste ano, está a autorização do uso de documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas.

Como se inscrever – Ao acessar a Página do Participante, no portal do Inep, o candidato precisa informar o número do CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. As informações devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.

Escolha da língua estrangeira e modalidade da prova – No ato da inscrição, o candidato deve escolher se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol. Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.

É importante lembrar que a versão informatizada também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa; e traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.

Pedido de atendimento especializado – O pedido de atendimento especializado para realização do exame segue o mesmo prazo das inscrições, de 10 a 21 de maio. A solicitação deve ser feita por participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular), gestante, lactante, idoso ou pessoas com outra condição especial.

Os alunos precisam anexar a documentação que comprova a necessidade do atendimento contendo:

– Nome completo do participante;
– Diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e
– Assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O resultado da solicitação será divulgado no portal do Inep em 7 de junho, com a possibilidade de o aluno solicitar recurso, caso o pedido seja indeferido, entre 7 e 12 de junho. A análise do recurso será divulgada no dia 22.

Pedido de nome social

Este ano, participantes transexuais e travestis poderão identificar o nome social no ato da inscrição. No entanto, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Estudantes que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também através do portal do Inep.

Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação:

– Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro.
– Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido.

Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. O resultado será divulgado no site do Inep em 5 de julho. Os candidatos podem solicitar recuso, caso o pedido seja indeferido, entre 5 e 10 de julho. O resultado final estará disponível no dia 15.

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