Sábado, 27 de julho de 2024

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Voltar Impulsionado pelo TikTok, miniprojetor vira febre entre jovens

No século passado, o cinema foi revolucionado pela chegada da TV. Posteriormente, os celulares e tablets mudaram onde o conteúdo audiovisual é consumido. Em 2023, a moda entre os mais jovens é trocar tudo isso por miniprojetores de imagem – movimento que ganhou um empurrãozinho do TikTok.

“Nunca tive televisão na minha casa, não costumo ver TV aberta, assistia streaming pelo monitor, mas em agosto ganhei de aniversário um projetor da marca Vankyo e mudou minha vida”, diz a redatora publicitária Julya Vendite, de 29 anos. “Até desisti de comprar uma televisão. Por enquanto, o projetor está me servindo muito bem”, diz.

Normalmente associados ao mundo corporativo, os projetores de imagem ganharam um banho de loja recentemente. Eles ficaram menores e ganharam visual mais atraente, o que fez os miniprojetores virarem uma subcategoria no portfólio das marcas.

A Samsung foi uma das primeiras empresas a comercializar aparelhos do tipo, ao lançar em abril do ano passado o Freestyle, que chegou com preço de R$ 4 mil. No entanto, foi só a partir de outubro deste ano que a febre dos miniprojetores começou, segundo dados do Google Trends, que mede o interesse por assuntos pesquisados no buscador.

Logo que o Freestyle foi lançado, a marca fez parceria com influenciadores digitais para divulgar o miniprojetor nas redes. “Toda a nossa campanha foi voltada para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) nas redes sociais, mas, querendo ou não, acabou atingindo também a Geração Millennial (nascidos entre 1982 e 1996)”, afirma Guilherme Campos, diretor de TVs da Samsung Brasil.

No entanto, foi no TikTok que a moda começou a pegar. Em novembro deste ano, a hashtag “projector”, em inglês, já acumulou mais de 1,8 bilhão de visualizações, enquanto aqui no Brasil as versões “projetor” e “miniprojetor” atraíram mais de 110,4 milhões e 56,1 milhões de visualizações, respectivamente.

A influenciadora digital Samira Soma, de 33 anos, comprou um miniprojetor recentemente e tem vídeos em seu TikTok e Instagram mostrando como ele funciona – ela já acumulou mais de 63,8 mil visualizações. “Eu já tenho uma TV em casa, comprei o aparelho mais pela estética de ter um projetor. Uso mais ou menos uma vez por semana”, disse. “Uso bastante para ver filmes e séries, acho ele muito bom.”

Quem também comprou um miniprojetor após descobrir o gadget no TikTok foi a estudante de audiovisual Sarah Holtz, de 19 anos. “Já tinha visto esses miniprojetores nas redes sociais e me interessado, então, quando eu fui comprar um para mim, assisti a várias resenhas no TikTok até decidir qual seria o melhor modelo”, diz.

Características

Conforme a popularidade dos miniprojetores foi aumentando nas redes sociais, marcas chinesas desconhecidas passaram a surfar a onda em marketplaces, como Shopee e Amazon. Em ambos os sites, é possível encontrar modelos chineses entre R$ 200 e R$ 700.

A Shopee afirmou que “no mês de outubro, em comparação com o mês de setembro, observamos um aumento nas buscas de mais de 80% por miniprojetores”. Além disso, a plataforma registrou mais de 40% de crescimento nas vendas desse produto.

A Amazon também relatou que, neste mês, houve crescimento de 300% nas vendas de miniprojetores em relação a novembro do ano passado. Mas diz que as marcas mais procuradas são mais conhecidas, como Epson, BenQ, Multi e Samsung.

Ricardo Moura, diretor de market intelligence da consultoria GfK, explica que o valor médio de uma TV no Brasil fica entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil. Apesar disso, aparelhos maiores, com mais de 40 polegadas, e de marcas mais conhecidas, acabam custando mais do que isso.

Assim, por um valor baixo, é possível obter uma “tela maior”, já que os equipamentos costumam ocupar grandes espaços em suas projeções. “Agora tenho até de me acostumar com as telas das TVs, porque a do miniprojetor é muito maior, ocupa uma parede inteira”, diz Julya. “Quando vou à casa dos meus amigos com televisão, acho estranho: a tela parece que ficou pequena.”

Por fim, outro aspecto que atrai o público é justamente o tamanho dos projetores, que pesam menos de 1 kg, o que permite que sejam transportados para qualquer lugar, além de muitos virem com acesso à internet e apps de streaming e de jogos.

Apesar das vantagens como peso, preço e tamanho da projeção, os miniprojetores também têm seus defeitos. Sarah e Julya mencionaram que a qualidade do som de seus projetores não é das melhores. “Tive de conectar à minha Alexa para o som sair por lá, porque, se sair direto, fica muito baixo”, disse Sarah.

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