Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 4 de dezembro de 2025
Imagens de documentos pessoais de brasileiros, como RG, CNH, certidões e até passaportes, estão expostas no Pinterest e viraram porta de entrada para golpes, além de levantar preocupações sobre privacidade e segurança.
A situação veio à tona quando uma usuária da rede social relatou ter encontrado fotografias de documentos reais ao buscar por “ID”, termo usado por fãs de K-pop para se referir a cartões colecionáveis de ídolos, dentro do Pinterest.
Em vez dos tradicionais itens colecionáveis com fotos de artistas, surgiram imagens de documentos de diversos países, como Filipinas, Venezuela, Bolívia e Colômbia. Além disso, foi possível encontrar um alto volume de documentos de brasileiros.
“Não me recordo de ter entrado nesse aplicativo. Eu tive meu CPF usado para fraudes. Eu tive que fazer um BO e minha advogada está cuidando do caso”, disse a empregada doméstica Suélen Ramires.
Entre os arquivos visíveis no site estão RGs, CNHs, certidões de nascimento, casamento e óbito, comprovantes de residência, declarações escolares, carteirinhas do SUS e passaportes. O aplicativo é um local bem incomum para a presença desse tipo de informação.
O Pinterest é uma plataforma dedicada à descoberta visual e organização de imagens em pastas temáticas, quase sempre para temas leves como decoração, moda e entretenimento — não é o tipo de plataforma que costumeiramente abriga vazamentos criminosos.
Procurado, o Pinterest afirmou: “De acordo com nossa Política de Privacidade, não são permitidas imagens que revelem informações de identificação pessoal no Pinterest. Isso inclui carteiras de motorista, certidões de nascimento e outros documentos oficiais emitidos pelo governo. Aplicamos nossas políticas de forma rigorosa, e nossas equipes atuam prontamente para remover conteúdos que violem essas regras, como fizemos neste caso”.
Além disso, a companhia retirou a associação direta da palavra “ID” das buscas, exibindo um aviso de que a comunidade havia denunciado os conteúdos. Ainda assim, a reportagem conseguiu encontrar documentos pessoais na plataforma por outros caminhos — há também fotos de pessoas segurando suas próprias identidades. Mesmo após a nota da plataforma, os documentos acessados pelo Estadão permaneciam visíveis.
No entanto, não é possível determinar se os arquivos foram publicados propositalmente, por acidente ou por algum tipo de vazamento.
Parte do conteúdo aparece vinculado ao perfil oficial do Scribd no Pinterest, plataforma digital que funciona como biblioteca de documentos enviados pelos próprios usuários. Como qualquer pessoa pode publicar arquivos no Scribd, alguns materiais acabam republicados automaticamente em outros ambientes, incluindo o Pinterest.
Além de documentos pessoais, também foram identificados modelos em branco usados para a falsificação de RGs e CNHs, publicados tanto pelo perfil do Scribd quanto por usuários comuns diretamente na plataforma. O Pinterest não oferece uma ferramenta que possa ajudar os usuários a determinar se os seus dados foram vazados na plataforma — não é possível também saber o volume de informações divulgadas.