Segunda-feira, 09 de dezembro de 2024

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2024

Voltar Hospital de Clínicas de Porto Alegre atinge a marca de 10 mil transplantes

Inaugurado em 1971, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) atingiu a marca de 10 mil transplantes na instituição, que realiza cirurgias desse tipo envolvendo coração, fígado (adulto e infantil), pulmão, rim, córnea e medula óssea. Somente neste ano são quase 350 procedimentos. Já no período de 2011 até o fim do ano passado, o total é de 5.027.

“Essa conquista não é apenas um número, mas representa 10 mil vidas impactadas e 10 mil famílias que receberam uma nova oportunidade”, ressalta a direção do HCPA, cujo primeiro transplante – renal – data de 1974.

Nos últimos anos, o Hospital também capacitou diversos profissionais da área da saúde para atuarem na captação de órgãos e realização de transplantes. Eles desenvolvem suas atividades em diversas instituições do País e Exterior.

O avanço do setor não apenas melhora a qualidade de vida dos receptores: para muitos deles, muitas vezes trata-se da diferença entre a vida e a morte. Essa ideia reforça a importância da conscientização: além de hospitais e equipes médicas qualificadas, a doação de órgãos ainda depende da decisão final das famílias em um momento difícil.

Portanto, é fundamental que a pessoa converse com sua família sobre o desejo de ser doadora de órgãos. Isso contribui para que mais doações se concretizem e ainda mais vidas possam ser salvas.

Dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul apontam que quase 2,9 mil gaúchos estavam na fila, em agosto, por um novo órgão. A maioria das esperas (1.307) era por um rim. Em segundo lugar apareciam os candidatos a a córnea (1.202), seguido por fígado (169), medula óssea (121), pulmão (62) e coração (16).

Com a palavra…

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS), Daniela Salomão, ressalta: “São inúmeros profissionais que trabalharam para dar a melhor assistência aos pacientes que tinham o transplante como única opção. É uma honra para o Ministério da Saúde fazer parte dessa história”.

O chefe do Serviço de Transplantes da instituição, Roberto Manfro, acrescenta: “A marca de 10 mil transplantes representa muito esforço, dedicação e empenho. Mais do que isso, significam alegria para quem atua na área, por ter sido parte da vida dessas pessoas e de suas famílias, propiciando a elas uma vida mais plena e duradoura”.

A diretora-presidente do HCPA, Nadine Clausell, salienta: “Essa realização do HCPA é um testemunho do compromisso contínuo em salvar vidas e melhorar a saúde de nossos pacientes. Agradecemos a toda a comunidade de nosso hospital e desejamos que essa conquista inspire mais pessoas a apoiarem essa causa nobre”.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde