Segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 1 de fevereiro de 2026
Jogando em casa no encerramento da primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Grêmio cedeu o empate ao Juventude por 1 a 1, mas garantiu o primeiro lugar do Grupo B, com 10 pontos. O Tricolor tem agora pela frente o Novo Hamburgo nas quartas de final da competição, em duelo único e novamente na Arena, no sábado (7), às 18h30.
No meio de semana, o Grêmio vira a chave e participa da segunda rodada do Brasileirão, atrás da reabilitação pela derrota por 2 a 1 para o Fluminense, no Maracana. Em casa vai receber o Botafogo, que no estádio Nilton Santos, no Rio, aplicou uma goleada de 4 a 0 em cima do Cruzeiro, um dos favoritos ao título na temporada.
O cenário do jogo ficou bem desenhado nos primeiros minutos, com o Grêmio mais solto e mais agressivo, tentando fazer as jogadas no ataque. De outro lado, o Juventude adotou um posicionamento mais defensivo, ficando no seu campo defensivo para tentar algum contra-ataque.
Mesmo com posse de bola, o Grêmio não conseguiu as infiltrações e apenas finalizava de longa distância, facilitando as defesas do goleiro Jandrei. O Juventude também não conseguiu contra-atacar, sem força para finalizar no goleiro Gabriel Grando.
O segundo tempo começou com uma confusão em campo. Após agredir Rodrigo Sam, Arthur foi expulso. A arbitragem acabou mostrando cartão vermelho também para Gabriel Pinheiro. O time alviverde seguia em busca do gol. Aos 24. Léo Índio pegou a sobra e arriscou, mas o chute foi bloqueado.
Após cruzamento da esquerda de Manuel Castro, Mandaca apareceu sozinho na segunda trave e, de peixinho, concluiu perto da trave. O Grêmio abriu o placar aos 40, em chute de Monsalve. A equipe da Serra não se abateu e seguiu acreditando. E foi premiado, aos 53. Juan Christian recebeu, driblou o marcador e chutou no canto direito de Gabriel Grando, deixando tudo igual no placar.
Ao final do jogo, o técnico Luis Castro foi em direção ao trio de arbitragem e recebeu o cartão amarelo. Antes disso, Pavón havia sido expulso, também por reclamação.
Único invicto da competição, o Juventude terminou em segundo lugar do Grupo A, com 12 pontos, e vai enfrentar o São José, terceiro, com nove.
Ficha técnica
– Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha (Gabriel Mec), Balbuena, Viery e Caio Paulista; Noriega, Tiaguinho (Arthur), Willian (Monsalve) e Roger (Amuzu); Pavón e André (Carlos Vinicius). Técnico: Luis Castro.
– Juventude: Jandrei, Rodrigo Sam, Gabriel Pinheiro e Marcos Paulo; Ral Ramos, Léo Oliveira (Ray), Pablo Roberto (Manuel Castro), Luis Mandaca (Iba Ly) e Patrick, Gabriel Taliari (Juan Christian) e Alisson Safira (Emerson Galego). Técnico: Maurício Barbieri.
– Arbitragem: Eduardo Fernandes Bastos, com assistência de Jorge Eduardo Bernardi e Mauricio Coelho Silva Penna; Tiago Pires Staduto (Quarto Árbitro) e Rodrigo Brand da Silva (VAR).
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.