Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Voltar “Grã-Colômbia”: Gustavo Petro sugere união de países latino-americanos

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, defendeu em suas redes sociais nesse sábado (10) a recriação da antiga Grã-Colômbia — república formada pelo território hoje ocupado pela Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá e liderada por Simón Bolívar. De acordo com Petro, o território seria uma confederação de nações autônomas.

“Esta é a Grã-Colômbia, a visão de Bolívar, e eu proponho, por meio de uma assembleia constituinte, que a reconstruamos como uma confederação de nações autônomas”, propôs o colombiano.

Na postagem, Petro defendeu que a Grã-Colômbia tenha “políticas comuns” sobre assuntos de interesse da população, como industrialização, energia limpa, infraestrutura, e alta tecnologia para mobilidade e comunicação. O líder colombiano também cita que o território teria um parlamento, um tribunal de Justiça e um conselho governante, como a União Europeia no continente europeu. “Teríamos também o potencial para ser um polo de turismo e conectividade global”, afirmou Petro.

A ideia de recriar a Grâ-Colômbia é defendida por Petro em um momento de tensões diplomáticas na América do Sul, após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Na esteira do ataque norte-americano, Donald Trump chegou a ameaçar realizar uma intervenção militar na Colômbia, nos mesmos moldes da realizada contra a Venezuela. Assim como havia feito com Maduro, nos últimos meses do último ano, Trump passou a acusar Petro de manter ligações com o tráfico internacional de drogas.

Após trocas de farpas, Trump e Petro conversaram por telefone e concordaram em se encontrarem presencialmente no mês que vem, na Casa Branca. Segundo o presidente dos EUA, a pauta principal da reunião será o combate ao tráfico de cocaína e outras drogas.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Bom Dia Caiçara