Sábado, 25 de julho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 25 de julho de 2026
O governo dos Estados Unidos prepara o envio de dois altos funcionários do Departamento de Estado a Brasília com a missão de levantar questionamentos sobre a transparência e a integridade do sistema eleitoral brasileiro. A informação foi publicada na sexta-feira (24) pelo jornal The Washington Post, com base em relatos de autoridades americanas e brasileiras ouvidas sob condição de anonimato.
Segundo a reportagem, a viagem está prevista para ocorrer poucas semanas antes das eleições presidenciais brasileiras, marcadas para 4 de outubro.
De acordo com o jornal, a delegação será formada por Riley M. Barnes, secretário-assistente do Departamento de Estado, e Samuel Samson, subsecretário-assistente. Samson é conhecido por realizar viagens a diferentes países defendendo pautas conservadoras e por manter interlocução com grupos de direita, o que, em outras ocasiões, gerou atritos com diplomatas e lideranças políticas tradicionais.
Reação da diplomacia brasileira
A movimentação teria provocado preocupação nos bastidores da diplomacia brasileira. Conforme o The Washington Post, diplomatas brasileiros afirmaram ter sido informados sobre a missão e disseram que atuarão para impedir qualquer tentativa de interferência no processo eleitoral.
Uma das autoridades ouvidas pelo jornal classificou a iniciativa como um “estratagema completamente incompatível com a democracia brasileira” e afirmou que o governo trabalhará para “proteger o sistema de votação”.
Segundo a reportagem, autoridades brasileiras suspeitam que os enviados norte-americanos pretendam se reunir com críticos do sistema eleitoral e elaborar um relatório que questione a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Em nota enviada ao The Washington Post, o Departamento de Estado confirmou a viagem dos dois diplomatas a Brasília, mas não respondeu aos questionamentos sobre o objetivo da missão nem informou se há preocupações do governo americano em relação à integridade do processo eleitoral brasileiro.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.