Sábado, 04 de outubro de 2025

Sábado, 04 de outubro de 2025

Voltar Governo gaúcho cria comitê para acompanhar a presença de metanol em bebidas no Rio Grande do Sul

O governador Eduardo Leite determinou a criação, nesta sexta-feira (3), de um comitê envolvendo as secretarias da Saúde, da Segurança e da Agricultura, para acompanhar eventuais futuros casos suspeitos de bebidas contaminadas por metanol no Rio Grande do Sul.

Até o momento, o Estado não notificou nenhum caso de intoxicação, mas a intenção é que seja possível deflagrar ações rápidas em caso de necessidade. Esse grupo reunirá órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil (PC), a Brigada Militar (BM) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

“Ainda que não haja nenhum caso suspeito no Rio Grande do Sul, nosso governo está atento e já tomando medidas preventivas. Queremos dar tranquilidade à população e, ao mesmo tempo, ao setor de bares e restaurantes, que é fundamental para a economia e para a vida social dos gaúchos. Seguiremos vigilantes e preparados para apoiar esse segmento, sempre com prioridade à saúde e à segurança de todos”, afirmou o governador Eduardo Leite.

O Cevs vai emitir uma nota orientativa na próxima segunda-feira (6) para a rede assistencial, especialmente para as portas de entrada. Essa nota será fundamental para orientar a atuação da rede sobre o tema. “Nosso foco é prevenir, proteger e assistir a população. Estamos nos preparando não apenas para orientar, mas também para atender eventuais casos de pessoas com sintomas de intoxicação, caso venham a ocorrer,” frisou a titular da Secretaria da Saúde, Arita Bergmann.

Pela área da Segurança Pública, o secretário Sandro Caron já solicitou às forças policiais do Estado que estejam atentas às possíveis adulterações nas bebidas alcoólicas comercializadas no Rio Grande do Sul. “Estamos monitorando a situação com a BM, a PC e o IGP. A adulteração compromete a economia e a saúde da população, sendo um ato criminoso que exige uma resposta dura e firme dos órgãos policiais”, destacou.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) reforça a importância de cuidado redobrado na compra de bebidas alcoólicas, especialmente diante do aumento dos registros de casos de intoxicação por metanol relacionados a produtos adulterados em diferentes Estados do país.

Previna-se

– Tampa e lacre: evite produtos com lacre rompido, amassado ou sem selo de controle (IPI).
– Líquido: desconfie de bebidas com cor estranha, resíduos ou nível de enchimento irregular.
– Rótulo: cuidado com erros de grafia, impressão de baixa qualidade, desalinhamento ou ausência de informações em português.
– Preço: se estiver muito abaixo do praticado, suspeite.
– Local de compra: prefira estabelecimentos regulares e exija sempre a nota fiscal.

Descarte correto 

O descarte correto ajuda o combate ao mercado ilegal. Uma dica é separar a tampa (plástico/metal) e descartar os dois separadamente, além de rasgar ou remover o rótulo. As garrafas podem ser destinadas para pontos de coleta e locais de reciclagem autorizados.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde