Terça-feira, 15 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de junho de 2023
Em sua investida mais agressiva até agora contra a Amazon, o Federal Trade Comission (FTC, órgão do governo americano que regula o comércio nos EUA) foi à Justiça contra a Amazon acusando a varejista de induzir seus clientes a assinarem o serviço Prime e, depois, dificultarem o cancelamento da assinatura.
A ação, apresentada na Corte de Washington, argumenta que a Amazon usa técnicas de design de produto no seu site conhecidas como “padrões sombrios” para conduzir os clientes até uma assinatura do Prime.
“A Amazon trapaceia e depois deixa seus clientes amarrados em assinaturas recorrentes sem o devido consentimento, não apenas provocando enorme frustração como levando esses consumidores a gastarem dinheiro”, afirmou a presidente da agência, Lina Khan.
A Amazon não respondeu aos pedidos de comentário sobre o assunto.
O processo marca a primeira vez que o FTC levou a Amazon ao tribunal sob o comando de Lina Khan, que ganhou fama com uma crítica viral à empresa e que está intensificando a análise da gigante do comércio eletrônico. Khan disse que o poder das grandes empresas de tecnologia no comércio online exige mais agressividade por parte dos reguladores. Ela acrescentou que já começou a tomar medidas junto a eles.
FTC, sob comando de Khan, continuou com um processo contra a Meta, argumentando que cortou concorrentes nascentes ao comprar o Instagram e o WhatsApp. Outra ação foi para bloquear o acordo de US$ 69 bilhões da Microsoft para a editora de videogames Activision Blizzard.
Khan ainda não apresentou qual tipo de ação antitruste abrangente contra a Amazon que os críticos exigem. O departamento antitruste da FTC investiga as práticas da Amazon há anos e os observadores estão acompanham de perto como a empresa avançará com suas descobertas.
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