Quinta-feira, 30 de julho de 2026

Quinta-feira, 30 de julho de 2026

Voltar Genial/Quaest aponta empate técnico entre Juliana Brizola e Luciano Zucco no RS

Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (30) indica empate técnico entre Juliana Brizola (PDT) e Luciano Zucco (PL) na corrida pelo governo gaúcho em 2026, tanto no primeiro turno quanto em eventual confronto direto entre os dois.

No cenário com todos os candidatos, Brizola aparece na frente, com 24%, seguida por Zucco, com 22% – diferença dentro da margem de erro. Na sequência, figuram Gabriel Souza (MDB), com 6%, e Marcelo Maranata (PSDB), com 3%. Cesar Pontes (PCO) e Rejane Oliveira (PSTU) somam 1% cada, enquanto Priscila Voigt (UP) não pontuou. 31% afirmam não saber ainda em quem votarão, enquanto 12% sinalizaram voto nulo ou em branco.

Na simulação de eventual segundo turno entre os dois líderes, Brizola mantém leve vantagem numérica sobre Zucco, com 35% contra 31%. Apesar da dianteira, a neta de Leonel Brizola enfrenta o maior índice de rejeição: 33% dos entrevistados dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A taxa de resistência ao nome do candidato do PL é de 20%.

Olho em Brasília

Para as duas vagas gaúchas que estarão em disputa no Senado – hoje ocupadas por Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) -, a pesquisa testou 12 nomes. Manuela D’Ávila (PSOL) lidera com 12%, seguida por Germano Rigotto (MDB) e Paulo Pimenta (PT), empatados com 9%. Marcel Van Hattem (Novo) tem 7% e Ubiratan Sanderson (PL), 6%. 

Frederico Antunes (PSD), Luciano do MLB (UP) e Tania Peres (UP) marcam 1% cada, enquanto Milton Cardoso (PSDB), Daniela Maidana da Silva (PSTU), Regis Ethur (PSTU) e Renato Jaguarão (Cidadania) não pontuaram. Indecisos somam 39%, enquanto brancos e nulos representam 15%. 

A corrida pela Presidência da República também reflete forte polarização no Estado. Flávio Bolsonaro (PL) alcança 32% da preferência do eleitorado gaúcho, empatado tecnicamente com Lula (PT), que marca 30%. 

Na sequência aparecem Ronaldo Caiado (PSD), com 3%, e Renan Santos (Missão), com 2%. Romeu Zema (Novo), Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP) somam 1% cada, enquanto Cabo Daciolo (Mobiliza), Hertz Dias (PSTU), Edmilson Costa (PCB) e Leonardo Avalanche (PRTB) não pontuaram. Indecisos somam 19%, e 11% dos entrevistados sinalizam voto em branco ou nulo. 

Em um embate direto de segundo turno, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro abre vantagem numérica sobre o petista: 40% a 35%.

Avaliação governamental

Os dados indicam um ligeiro desgaste na percepção sobre o governo Eduardo Leite (PSD) em relação à pesquisa Quaest divulgada em abril. O percentual de eleitores que consideram a administração ótima ou boa oscilou negativamente de 34% para 31%. O índice de reprovação passou de 24% para 25%, e o grupo que avalia o mandato como regular cresceu de 39% para 41%.

A pesquisa foi encomendada pelo Banco Genial, tem registro no TSE sob o número RS-04790/2026 e ouviu 1.104 eleitores gaúchos entre os dias 24 e 28 de julho, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Embalos & Loterias