Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Sexta-feira, 21 de junho de 2024

Voltar Galeria da Assembleia Legislativa recebe quadros dos últimos cinco ex-presidentes do Parlamento gaúcho

No começo da tarde desta quarta-feira (13), ocorreu o ato de descerramento de quadros na Galeria de Ex-presidentes da ALRS, localizada no saguão de entrada do Palácio Farroupilha. Os homenageados foram os últimos cinco deputados que estiveram à frente do Parlamento gaúcho: Marlon Santos (2018), Luís Augusto Lara (2019), Ernani Polo (2020), Gabriel Souza (2021) e Valdeci Oliveira (2022). 

Gabriel Souza (MDB), atual vice-governador do Estado, destacou a gestão compartilhada na legislatura anterior e disse estar honrado com a homenagem. “Tenho apreço muito grande por esta Casa. Vim daqui, fui o primeiro vice-governador eleito no mandato de deputado estadual. Isso me dá uma responsabilidade no Poder Executivo, respeitando o Legislativo como se parlamentar ainda fosse”, declarou.

Luís Augusto Lara agradeceu à parceria dos colegas de partidos diferentes que compartilharam a presidência da ALRS na última legislatura, além dos demais Poderes e órgãos autônomos. O ex-parlamentar lembrou que a 55ª Legislatura foi uma das mais difíceis pelas reformas que foram discutidas e aprovadas no Rio Grande do Sul e pela pandemia da Covid-19. “Graças a esta gestão compartilhada conseguimos implementar as mudanças e vencer a pandemia de maneira altiva”, registrou. 

Ernani Polo (PP), deputado licenciado que exerce o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, disse ser uma alegria e uma honra fazer parte da galeria. Também enfatizou a gestão compartilhada e o trabalho compartilhado com os demais poderes. “A honra de presidir o Parlamento é um espaço e uma oportunidade de muito crescimento e de muito amadurecimento. Estamos, no período como presidente, não representando os nossos pensamentos individuais, mas representando a coletividade e a sociedade gaúcha”, afirmou. Polo ainda lembrou das transformações que ocorreram do dia para a noite com a pandemia, inclusive na rotina da ALRS, e registrou que o Legislativo gaúcho foi o primeiro do país a realizar sessões deliberativas remotas em 2020.

Valdeci Oliveira (PT), que cumpre mandato na 56ª Legislatura, também falou da gestão compartilhada na legislatura anterior e agradeceu a todos que colaboraram para o trabalho da Casa, especialmente aos servidores de área da Comunicação que, principalmente nos momentos mais dramáticos da pandemia, levaram informação e transmitiram as atividades da ALRS para toda a sociedade. “Tive a oportunidade de trilhar esse caminho de uma forma determinada, mas sempre buscando o diálogo, a democracia, o respeito a quem pensa diferente, lutando contra o preconceito e a intolerância, porque eu acho que esse é o papel de nós todos dirigentes”, destacou. Ainda registrou o movimento Rio Grande contra a Fome, lançado em sua gestão e que se transformou em ação institucional da ALRS, com apoio dos demais poderes.

Encerrando a solenidade, o presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), lembrou que a homenagem feita pelo Parlamento representa a sociedade. “Se esta Casa é a Casa do Povo, esta é uma homenagem do povo gaúcho a vocês”, afirmou. Também comentou os eventos que ocorreram na última legislatura, classificando aquele período como o mais desafiador para quem comandou a Casa, e saudou a gestão compartilhada no Legislativo rio-grandense.

Acompanharam a cerimônia as deputadas Delegada Nadine (PSDB), Stela Farias (PT), Adriana Lara (PL) e Silvana Covatti (PP) e os deputados Rafael Braga (MDB), Edivilson Brum (MDB), Miguel Rossetto (PT), Carlos Búrigo (MDB), Luciano Silveira (MDB) e Guilherme Pasin (PP), além do deputado licenciado Juvir Costella (MDB), atual secretário estadual de Logística e Transportes; ex-parlamentares, empresários, vereadores, lideranças políticas e representantes do Executivo, Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, entre outros.

Galeria 

A Galeria teve início com a homenagem aos parlamentares que presidiram a Assembleia Legislativa desde o fim do Estado Novo, em 1947, sendo o primeiro Edgar Luiz Schneider. Segundo levantamento realizado pelo Memorial do Legislativo, a Galeria dos Ex-presidentes, inicialmente, localizava-se na sala da Presidência do prédio onde atualmente funciona o próprio Memorial. Posteriormente transferida para o Palácio Farroupilha, ela passou a localizar-se no corredor que dava acesso à sala da Presidência. No início da década de 1980, foi levada para o Espaço Osvaldo Aranha, no 1º andar. Em 2012, na gestão do então presidente Alexandre Postal, foi deslocada para o saguão de entrada

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã