Quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 3 de dezembro de 2023
O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino iniciou na última semana um périplo, também conhecido como “beija-mão”, pelos corredores do Senado em busca dos votos necessários para a aprovação de sua indicação para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dino precisa de 41 votos dos 81 senadores que compõe a Casa. A votação está prevista para acontecer no próximo dia 13. Para ter seu nome aprovado, Dino aposta em conquistar a base aliada do governo Lula. Eles somam 28 dos 36 parlamentares com assentos na Esplanada dos Ministérios.
Após a votação na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, a indicação de Dino será analisada pelo plenário do Senado. Tanto no plenário como na CCJ, o voto é secreto.
Levantamento com todos os 81 parlamentares da Casa aponta para um placar provavelmente apertado na votação, mas que o nome de Dino já tem a metade do apoio necessário para ter sua indicação referendada.
Dino vem fazendo reuniões com lideranças e procurou os gabinetes de todos os 81 senadores para conversas. Um dos principais desafios do atual chefe da Justiça é angariar votos da oposição, especialmente de senadores bolsonaristas. O PL, de Jair Bolsonaro, é o partido que oferece maior resistência. Dos 12 senadores procurados nove declararam votos contrários a ele.
“Ele já sabe qual é meu voto, não vai me procurar”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Outro senador da mesma ala também resistem a se encontrar com Dino. Um deles é o ex-ministro da Pesca de Bolsonaro, senador Jorge Seif (PL-SC).
“Se ele me procurar para falar de voto, eu vou dizer que é perda de tempo para nós dois”, disse Seif.
Presente na Esplanada dos Ministérios com Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, o Republicanos tem três dos quatro senadores votando contra a escolha de Dino ao Supremo, incluindo Damares Alves e Hamilton Mourão. Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Sérgio Moro (UNIÃO-PR) declarou ainda não saber seu voto.
Confira a lista completa dos 21 senadores que declararam votos contrários à indicação de Dino:
Magno Malta (PL-ES)
Wilder Morais (PL-GO)
Wellington Fafundes (PL-MT)
Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
Carlos Portinho (PL-RJ)
Rogério Marinho (PL-RN)
Marcos Rogério (PL-RO)
Jaime Bagattoli (PL-RO)
Jorge Seif (PL-SC)
Marcos do Val (PODEMOS-ES)
Carlos Viana (PODEMOS-MG)
Marcio Bittar (UNIÃO-AC)
Alan Rick (UNIÃO-AC)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Laércio Oliveira (PP-SE)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Cleitinho (Republicanos-MG)
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Izalci Lucas (PSDB-DF)
Eduardo Girão (NOVO-CE)
No Ar: Embalos & Loterias