Domingo, 09 de agosto de 2026

Domingo, 09 de agosto de 2026

Voltar “Finalmente, o regime de Assad acabou”, diz o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez, na tarde deste domingo (8), o seu primeiro pronunciamento público depois que o ditador da Síria Bashar al-Assad fugiu do país do Oriente Médio.

“Finalmente, o regime de Assad acabou”, afirmou Biden. O presidente ponderou: “Este é um momento de riscos e incertezas. Os Estados Unidos trabalharão com parceiros e interessados para ajudá-los a aproveitar essa oportunidade”.

Assad, que estava há 24 anos no poder, e familiares fugiram para Moscou. Eles receberam asilo político do governo russo. Biden criticou o apoio que a Rússia, o Irã e o Hezbollah sempre concederam ao regime sírio.

“Durante anos, muitos apoiaram o Assad, incluindo o Irã, o Hezbollah e a Rússia. Mas esse apoio caiu nas últimas semanas porque todos acabaram sendo ameaçados em suas posições. Depois do ataque do Hamas em Israel, o mundo percebeu o risco do Irã e prepostos na região. O principal preposto do Irã, o Hezbollah, também está enfraquecido”, declarou Biden.

“Olhando para a frente, os Estados Unidos apoiarão os vizinhos da Síria, incluindo a Jordânia, o Líbano, Iraque e Israel, para que eles se mantenham neste momento de transição na Síria. Falarei com líderes da região nos próximos dias e teremos grandes discussões a respeito”, acrescentou.

O presidente também mencionou o jornalista norte-americano Austin Tice, que estaria preso na Síria após ter sido sequestrado, há 12 anos, enquanto fazia uma reportagem sobre Assad. “Acreditamos que ele esteja vivo”, disse Biden.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Bailão da Caiçara