Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 12 de janeiro de 2026
O cinema brasileiro tem mais um motivo para comemorar. Na madrugada dessa segunda-feira (12), uma produção nacional conquistou pelo segundo ano consecutivo uma estatueta no Globo de Ouro. Após a vitória de Fernanda Torres com “Ainda Estou Aqui”, o filme “Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa na edição de 2026.
É a segunda vez que o Brasil vence nesta categoria, feito conquistado inicialmente em 1999 por “Central do Brasil”, de Walter Salles. O filme bateu pesos pesados como o aclamado “Foi Apenas Um Acidente”, do iraniano Jafar Panahi.
O longa de Kleber Mendonça Filho ainda recebeu mais duas nomeações: Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama.
Protagonizado por Wagner Moura, o filme é o terceiro longa nacional a levar o prêmio nesta categoria: o primeiro foi “Orfeu Negro”, dirigido pelo francês Marcel Camus, que conquistou a estatueta em 1960. Quase três décadas depois, em 1998, “Central do Brasil”, de Walter Salles, também foi aclamado na premiação.
Ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira, “O agente secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que o clima não é dos melhores. O elenco do filme — laureado com o prêmio de melhor ator e melhor diretor na última edição do Festival de Cannes, na França — reúne nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Thomás Aquino e Udo Kier, entre outros.
Com a conquista, que antecede o Oscar 2026, o filme brasileiro amplia a projeção na temporada de premiações do cinema internacional. No último domingo (4), O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards. A produção integra a pré-lista do Oscar, cujos indicados oficiais serão anunciados em 22 de janeiro.
Em sua nona semana em cartaz no Brasil, ‘O Agente Secreto’ já foi visto por mais de 1,1 milhão de pessoas e segue no circuito brasileiro. Em terras internacionais, o filme se aproxima dos 300 mil espectadores na França, será lançado no dia 29 na Itália e Espanha, e chega aos cinemas do Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.
Próximas premiações
Depois do Globo de Ouro, o caminho do longa continua até o Oscar, que acontece no dia 15 de março. Confira os prêmios ao qual “O Agente Secreto” está indicado ou passou para pré-listas.
• Spirit Awards: Melhor Filme Internacional
• Astra Film Awards: Melhor Ator em Filme de Drama (Wagner Moura); Melhor Filme Internacional
• AARP Movies For Grownups: Melhor Filme Internacional
• Utah Film Critics Association: Melhor Filme em Língua Não Inglesa
• Lumières: Melhor Coprodução Internacional
• Oscar*: Melhor Filme Internacional (pré-indicado); Elenco (pré-indicado)
• BAFTA*: Melhor Filme em Língua Não Inglesa (pré-indicado); Melhor Roteiro Original (pré-indicado)