Segunda-feira, 27 de junho de 2022

Segunda-feira, 27 de junho de 2022

Voltar Festival de dança para crianças e jovens do Brasil está com inscrições abertas para a edição Rio Grande do Sul

Um dos mais importantes festivais de dança para crianças e jovens do País chega ao Rio Grande do Sul em sua primeira edição. O Festival CBDD Kids é promovido pelo Conselho Brasileiro de Dança e realizado em vários Estados como forma de fomentar a dança no Brasil.

Em Porto Alegre, será promovido de 16 a 18 de junho, com mostra competitiva no Teatro CIEE, localizado na Rua Dom Pedro II, 861. As inscrições para participantes de 5 a 14 anos estão abertas até o dia 22 de maio e podem ser solicitadas por WhatsApp: (51) 98064-4444. Mais informações e regulamento estão disponíveis no Instagram: @festivalcdbddkispoa.

A responsável por trazer o festival para o Rio Grande do Sul é Carlla Bublitz, diretora do Ballet Vera Bublitz e delegada regional RS do Conselho Brasileiro de Dança. “Promover a primeira edição do festival no Estado é uma forma de mobilizar as crianças e prepará-las para o desafio de se apresentar em um palco em uma competição. Também é uma semente de um trabalho de aproximação e intercâmbio entre escolas de todo Estado”, ressalta Carlla.

São sete modalidades: ballet clássico de repertório, ballet clássico livre, ballet neoclássico, contemporâneo, estilo livre, jazz e danças urbanas. Os participantes podem se inscrever em solos, duos e trios ou na categoria grupo e serão distribuídos por faixa etária.

Vera Bublitz, fundadora e diretora da escola de ballet que leva seu nome, uma das mais tradicionais do Estado, reforça a importância do festival. “Trabalho com crianças há mais de 50 anos e percebo que hoje elas são totalmente diferentes. Elas nos surpreendem a cada ano. Estão mais participativas, integradas e ágeis e querem desafios para continuar crescendo e se fortalecendo. Precisamos dar essa oportunidade para as crianças”, enfatiza.

Workshops e gala

Além do festival competitivo, o evento também possibilita que as crianças e jovens tenham acesso a aulas com algumas das bailarinas mais reconhecidas do Brasil e do mundo.

Convidada de honra do festival, a russa Anastasia Dunets estará presente como jurada da competição e ministrando workshops nos dias 16, 17, 20 e 21 de junho. Anastasia é natural de Leningrado, na Rússia, e foi bailarina do Teatro Mariinsky, referência mundial na história da dança. Atua como professora e jurada das principais competições do planeta.

Para as aulas, as inscrições estão abertas a bailarinos de todo Estado, independentemente de idade e da participação no festival.

Além do workshop com Anastasia, nos dias 16 e 17 de junho, estarão disponíveis aulas com as bailarinas Gisele Vaz, presidente do CBDD e diretora do Studio Dançarte, de Goiânia, uma das mais premiadas escolas de dança do Brasil, que vai dar metodologia de aula para professores; Flávia Burlini, do Rio de Janeiro, professora credenciada do Royal Academy of Dance, vai ministrar coaching e ensaio de coreografias; e Luciane da Rosa, de Dom Pedrito, que vai dar aula de dança contemporânea. Anette Lubisco, professora de jazz da tradicional Escola Carla Lubisco, de Caxias do Sul, e Denise Siqueira Pacheco, de Novo Hamburgo, completam o time de juradas do festival.

No dia 17 de junho, às 19h, haverá ainda a gala de abertura do festival com os bailarinos mais experientes do Ballet Vera Bublitz, que já brilharam em torneios nacionais e internacionais de dança, e com a participação de convidados especiais do Brasil e do exterior.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Jojo diz que ela e marido sempre tomam banho juntos e cita brigas: “Todo dia a gente se arranha”
Saiba o tipo de relação de Brad Pitt e Jennifer Aniston após reconciliação
Deixe seu comentário

No Ar: Bom Dia Caiçara