Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Voltar Expectativa de vendas na Black Friday foi atingida pela metade dos lojista de Porto Alegre

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Sindilojas Porto Alegre aponta que a expectativa de faturamento para a Black Friday foi atingida por 50% dos lojistas da Capital. Apenas 5% não souberem responder, pois ainda não haviam fechado seus caixas sobre as vendas realizadas na data.

Ao comparar as vendas em 2023 com as do ano anterior, para 30% houve aumento nesta Black Friday. Outros 30% disseram que as vendas se mantiveram iguais às do ano passado, e 25% citaram uma leve queda.

Novamente, o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday, desponta na frente como o data de maior movimento. Com 86,5% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 23 (10,8%). Esses números correspondem aos entrevistados que afirmaram ter realizado a Black Week (37%).

Sobre as lojas que fizeram a Black Friday, as vendas que contemplam tanto o espaço físico quanto o on-line lideram a pesquisa. Cerca de 60% dos lojistas disseram ter vendido dessa forma. Vendas apenas no espaço físico ficaram com 39%, e apenas no on-line, com cerca de 2%.

Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa, foram: site da loja (54,1%), WhatsApp (34,4%), Instagram (9,8%) e Facebook (1,6%). As principais formas de pagamento utilizadas no on-line são os links, com 62,3%, seguidos por Pix à vista, com 27,9%, e cartão de crédito, com 9,8%.

As promoções da Back Friday começaram a aparecer nas vitrines no dia 20 para cerca de 70% dos lojistas. Em seguida, mas bem atrás na porcentagem (10,8%), as promoções apareceram no fim de semana anterior ao Dia da Black (18 e 19) e na primeira quinzena de novembro.

O perfil dos entrevistados mostra que 58% deles têm lojas em shopping, 41% tem a rua como localização e 1% em centro comercial. O levantamento indicou ainda que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram:

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos:

Celulares: 46,6%

Fogões: 26,7%

Geladeiras: 23,3%

Vestuário:

Camisetas: 27,3%

Camisas: 22,7%

Lingeries: 18,2%

Móveis:

Sofás: 55,6%

Mesas: 50,0%

Cadeiras: 27,8%

Nesta edição, o tíquete médio das vendas ficou em R$ 1.232. “Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no valor desejado, mas o comércio esteve movimentado nos dias da Black. Os 50% que indicaram terem atingido a sua expectativa de faturamento, trazem um alívio e um apontamento de que o Natal seja mais forte para o comércio varejista de Porto Alegre. É isso que esperamos e achamos plausível a possibilidade”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.

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