Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Voltar Estudo revela viagem de estrela rumo a buraco negro no centro da Via Láctea

Pesquisadores usaram o Telescópio Subaru ao longo de oito anos para observar a estrela S0-6, que fica próxima ao buraco negro Sagitário A* (Sgr A*), localizado no centro da Via Láctea. Assim, eles descobriram que a estrela fez uma longa viagem para chegar até ali.

A origem da estrela é extragaláctica, segundo um novo estudo publicado em novembro no periódico Proceedings of the Japan Academy, Series B. Esta é a primeira vez que uma estrela de fora da galáxia é encontrada nas proximidades do buraco negro supermassivo.

O buraco negro Sagitário A* teve sua imagem divulgada em 2022 pela mesma equipe que obteve o primeiro registro de todos os tempos de um buraco negro, o M87*. Muitas estrelas são observadas perto de Sgr A*.

Porém, a intensa gravidade do buraco negro torna o ambiente ao redor muito hostil para a formação de estrelas próximas a ele. Todos os astros observados devem ter se formado em outro lugar e migrado em direção ao buraco negro.

Para descobrirem de onde vem a estrela S0-6, os cientistas a observaram com o Telescópio Subaru, estimando que ela tem cerca de 10 bilhões de anos. Além disso, a estrela possui uma composição química semelhante à de estrelas encontradas em pequenas galáxias fora da Via Láctea, como a Pequena Nuvem de Magalhães e a galáxia anã de Sagitário.

A partir da composição de S0-6, os pesquisadores acreditam que ela nasceu em uma pequena galáxia orbitando a Via Láctea que foi absorvida e extinta. Ao longo de seus 10 bilhões de anos, a estrela deve ter viajado mais de 50 mil anos-luz até chegar às proximidades de Sagitário A*.

Hoje, a estrela fica a somente 0,04 ano-luz de distância do buraco negro. É muito provável que ela tenha viajado muito mais do que 50 mil anos-luz, lentamente espiralando em direção ao centro em vez de fazer um trajeto direto.

A descoberta indica que algumas estrelas podem ter vindo de mais longe do que se pensava anteriormente. Mas ainda há muitos mistérios cercam a estrela próxima de Sgr A*. “S0-6 realmente se originou fora da galáxia Via Láctea? Ela tem companheiros ou viajou sozinha? Com investigações adicionais, esperamos desvendar os mistérios das estrelas perto do buraco negro supermassivo”, disse Shogo Nishiyama, da Universidade de Educação de Miyagi, no Japão, líder do estudo, em comunicado.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial