Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Estados Unidos registram recorde de mais de 1 milhão de vistos de entrada no país emitidos para brasileiros em 2023

O número de vistos emitidos para brasileiros pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil bateu recorde em 2023. De acordo com dados divulgados pelos Estados Unidos, foram dadas 1,1 milhão de autorizações no último ano.

“Estamos entusiasmados em testemunhar um aumento tão substancial nas emissões de vistos. Esta conquista destaca não apenas os laços fortes entre nossas duas nações, mas também demonstra o crescente interesse dos brasileiros em explorar oportunidades de turismo e educação nos EUA”, afirmou Scott Riedmann, ministro interino para Assuntos Consulares da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.

De acordo com a embaixada e os consulados dos EUA, o resultado é fruto de “esforços coordenados em todo o país para reduzir o tempo de espera para entrevistas de visto”, tornando o processo de solicitação mais simples e rápido.

No ranking de estados com consulado que mais emitiram vistos aparecem São Paulo, com 517 mil, Rio de Janeiro, com 230 mil, Brasília, com 173 mil, Porto Alegre, com 118 mil e Recife, com 87 mil.

Como obter o visto

A maioria dos vistos americanos custa US$ 185. O de turismo é conhecido como B1/B2. A taxa de aprovação de vistos no Brasil é de 85%.

Para preencher os formulários do Departamento de Estado dos EUA, basta entrar no site do visto e preencher o formulário. É a mesma página para o mundo todo e há opção de selecionar o seu idioma (a tradução aparece quando passar o cursor sobre a pergunta). O interessado pode pagar a taxa pelo cartão de crédito ou boleto bancário. Depois de processado o pagamento, é que o sistema de agendamento é liberado e a pessoa pode escolher a data da entrevista (para primeiros vistos) ou de entrega dos documentos (para renovações).

Os passaportes são devolvidos em até 15 dias úteis após a entrega dos documentos e podem ser retirados presencialmente nos consulados, mediante agendamento, ou são enviados por Sedex (a pessoa é responsável por pagar a postagem).

Estão dispensados de entrevistas as pessoas com vistos vencidos até 48 meses, menores de 13 anos e maiores de 80 anos.

Entrevista

A Embaixada sugere que famílias que viajam juntas façam um único pedido de agendamento, que pode contemplar até dez pessoas. Se uma pessoa do grupo tiver de fazer a entrevista para concessão do primeiro visto, todas terão.

As perguntas do oficial consular são feitas em português. É recomendável levar os documentos da aplicação no dia. A orientação do governo americano é de que as pessoas não comprem as passagens para a viagem antes de obterem o visto.

Quem é dispensado da entrevista só precisa entregar os documentos solicitados no consulado ou centro de atendimento. Isso inclui o passaporte com o visto vencido. Há possibilidade de não ir presencialmente a essa etapa, o que vai exigir que a pessoa envie uma foto impressa junto com a documentação. Caso o próprio solicitante vá ao local, ele tira foto na hora.

A embaixada americana reforça que não há serviço de despachante ou de agência de viagem com informações privilegiadas sobre as datas de agendamento ou com capacidade de “furar a fila” de espera.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde