Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Voltar Esta sexta será o dia mais longo do ano de Porto Alegre: 14 horas e 5 minutos de dia claro

O verão inicia nesta sexta-feira (22) no Hemisfério Sul. A nova estação se estende até o dia 20 de março de 2024, às 00h06 (horário de Brasília). Já no Hemisfério Norte o inverno deu as caras. O que chamamos de início do verão, com dia e hora marcados, para os astrônomos é o solstício de verão. O Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão e o Hemisfério Norte pelo solstício de inverno.

O solstício de verão acontece nesta sexta, às 00h27 (horário de Brasília). O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo muito bem determinados por cálculos astronômicos. Esse dia é o dia mais longo do ano, com o menor número de horas de noite, com sol abaixo da linha do horizonte.

Os dias mais longos do ano ocorrem um pouco antes e um pouco depois da data do solstício. Entre os dias 11 e 31 deste mês, Porto Alegre registra 14 horas de sol por dia, em média. Enquanto que, entre os dias 20 e 23 de dezembro são 14 de horas e 5 minutos de sol.

Para se ter uma ideia, em Ushuaia, na Argentina, a cidade mais austral do mundo, também conhecida como “cidade do Fim do Mundo”, esta sexta-feira terá 17 horas e 20 minutos de dia claro. No dia do solstício de verão, quanto mais longe da linha do Equador, maior o número de horas de sol, maior é a duração do dia. No solstício de inverno é o contrário: quanto mais longe do Equador Terrestre, menor o número de horas de sol.

Se imaginarmos o movimento aparente do Sol no horizonte, o solstício é o limite máximo do posicionamento do Sol, quando ele está na sua posição mais ao sul ou mais ao norte, dependendo da época do ano.

Nesta data, em virtude do solstício de verão, especialistas dizem que, ao meio-dia, ao pegar um cabo de vassoura ou qualquer objeto que pareça uma vara fincado no chão, de forma que fique reta, perpendicular ao chão, veremos a menor sobra da vara no chão. Já no solstício de inverno, que ocorre em junho, obtemos a maior sombra possível.

O solstício ocorre em dois momentos do ano: em junho e dezembro. Em junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte e o polo norte tem a maior inclinação para o Sol, ficando mais iluminado por seis meses. Agora, será a vez do Hemisfério Sul ter o solstício de verão, quando o polo sul ficará com máxima inclinação para o Sol.

 

 

 

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde