Sábado, 27 de setembro de 2025

Sábado, 27 de setembro de 2025

Voltar Escritor gaúcho Luís Dill lança mais dois livros neste sábado

Localizado na rua Giordano Bruno nº 318 (bairro Rio Branco), em Porto Alegre, o Terezas Café recebe a partir das 16h deste sábado (27) o escritor gaúcho Luís Dill para o lançamento simultâneo de seus dois novos romances, ambos pela editora Casa 29. “A Datilógrafa” é voltado ao público adulto, ao passo que “Afaste-se Deste Livro” se destina ao infantojuvenil.

O primeiro é a quinta narrativa da série “Ciclo XX”, marcada pela ambientação na capital gaúcha do passado. Nesse caso, trata-se da história fictícia – em 242 páginas – de um empresário norte-americano cujo sequestro, em 1969, mobiliza as forças de segurança para encontrá-lo.

Assim como outros indivíduos, ele foi conduzido às instalações de uma empresa de fachada que abriga, na verdade, um centro clandestinode detenção. A violência física e psicológica inclui interrogatórios registrados pela protagonista, uma datilógrafa que hesita entre o dever profissional e a empatia em relação aos torturados.

A capa tem a assinatura do designer gráfico Beto Soares, a exemplo das anteriores da série. O conceito visual é inspirado na estética das publicações de meados do século passado.

Já “Afaste-se Deste Livro (ou O Escritor Rabugento)” oferece à gurizada 40 páginas de uma história nada convencional. No lugar dos tradicionais “Era uma vez…” e “Viveram felizes para sempre…”, o texto repleto de bom humor, ironia e provocações fala de um escritor que não está nada a fim de agradar.

Sobre o autor

Além de escritor, Luís Dill é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Literatura Brasileira. Sua trajetória na imprensa local inclui longos períodos de atuação nas rádios Guaíba e FM Cultura, dentre outras experiências.

São mais de 60 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Hábil na combinação de uma linguagem acessível e textos literários de qualidade elogiada pela crítica especializada, ele é cinco vezes vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre.

A “sala de troféus” inclui, ainda, o prêmio da Biblioteca Nacional e a escolha de “Livro do Ano”, este último concedido pela Associação Gaúcha dos Escritores (AGE). Mais detalhes sobre a carreira e onde adquirir as obras são informados na internet: luisdill.com.br.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Caiçara Confidencial