Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Voltar Entrada de turistas no Brasil alcança patamar semelhante ao período pré-pandemia

O Brasil recebeu 410 mil turistas internacionais em outubro. O número se equipara ao período que antecedeu a pandemia de Covid-19, quando, em outubro de 2019, 413 mil estrangeiros entraram no País.

Se comparado ao período de janeiro a outubro de 2022, a entrada de estrangeiros foi 74% maior em 2023, registrando 4,78 milhões de visitantes de outros países. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a perspectiva é de que esse número se aproxime dos 6 milhões até o fim do ano.

“A gente está em um momento muito positivo no setor do turismo. Certamente, vamos nos aproximar dos patamares históricos de pré-pandemia. Em relação a rendimentos, nós vamos terminar o ano provavelmente com um recorde histórico. De janeiro a setembro deste ano, os turistas internacionais injetaram mais de R$ 24,6 bilhões na nossa economia. Esses números só comprovam o potencial do turismo”, afirma.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que as ações implantadas pelo governo estão atraindo mais estrangeiros. “Claramente temos melhoria no ambiente econômico, com alta na previsão do PIB [Produto Interno Bruto] e redução de juros; no social, com a garantia de direitos, como o bolsa família, e no compromisso com a sustentabilidade e meio-ambiente. Isso tudo impacta na imagem do Brasil lá fora. Temos muito a oferecer e o mundo está acordando para isso”, comemora.

Entre os principais visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2023 estão os argentinos, com 1,51 milhão; os americanos vêm em seguida, com pouco mais de 483 mil visitantes; seguidos pelos chilenos e paraguaios, ambos com pouco mais de 311 mil turistas.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias