Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Voltar Entenda por que a principal celebração do Natal na Igreja Católica é chamada de Missa do Galo

A tradicional Missa do Galo é considerada, no catolicismo, a Santa Missa de Natal. Com início às 19h30min (no horário de Brasília) deste domingo (24), ela é realizada sempre na véspera da data que celebra o nascimento de Jesus Cristo.

A celebração religiosa é chamada de Missa do Galo em países de origem latina, como o Brasil. Mas você sabe como surgiu esse nome?

O padre Jaime Lemes, de Taubaté, no interior de São Paulo, explicou que a denominação da celebração está ligada ao próprio nascimento de Jesus, com a anunciação da chegada do Cristo.

“Exatamente porque é a passagem, é o momento em que se celebra o nascimento de Jesus. O galo é uma figura simbólica que anuncia a chegada do novo dia. Segundo a tradição, na noite do Natal, o nascimento de Jesus é anunciado com o cantar do galo”, explicou o religioso.

“Esse é o sentido: o galo é aquele que anuncia a chegada não só de um novo dia, mas de um novo tempo na história da salvação da humanidade. Quando o próprio Deus se encarnou, quis nascer como um ser humano para fazer da nossa história humana uma história de salvação”, completou.

Segundo o padre, a Missa do Galo é considerada a mais importante entre as quatro celebrações natalinas que acontecem na Igreja Católica. Antes dela, porém, é celebrada a Missa da Vigília, realizada no período da tarde da véspera de Natal.

No dia 25 de dezembro, a Igreja Católica ainda realiza outras duas celebrações para comemorar o Natal: a Missa da Aurora e a Missa do Dia.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde