Terça-feira, 25 de março de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 21 de novembro de 2023
As empresas JBS e Seara, do ramo de alimentos, assinaram nessa terça-feira (21) um protocolo de intenções com o governo gaúcho para viabilizar investimentos de R$ 250 milhões no Estado. O documento formaliza o interesse do grupo em dar continuidade às operações em estabelecimentos da Cooperativa Languiru na cidade de Poço das Antas (Vale do Taquari), a partir de abril do ano que vem.
Outra iniciativa prevista é a estruturação da rede de integrados para recomposição da produção de suínos na região, visando abastecer o funcionamento do frigorífico, preferencialmente com plantel de cooperados da Languiru. O protocolo prevê, ainda, a encomenda de rações da unidade fabril da cooperativa, a fim de suprir a necessidade de alimentação para animais nos futuros integrados da Seara Alimentos.
Deve ser dada preferência à contratação de mão-de-obra da cooperativa, bem como de terceiros que anteriormente prestavam serviços à Languiru. As empresas têm até 31 de dezembro de 2028 para realizar os investimentos, observando os critérios aplicáveis para receberem incentivos por meio do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS).
Por meio de projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa na semana passada, o governo do Estado quer autorizar três empresas a utilizarem saldos de crédito do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) acumulados pelo diferimento do imposto estadual, vinculando o recurso a investimentos e ampliação produtiva. Na lista estão a Seara Alimentos Ltda., JBS S.A. e a JBS Aves Ltda..
Com a palavra…
“Este compromisso não é apenas um acordo comercial, é um pacto para preservar tanto a produção de suínos quanto o sustento de muitas famílias”, discursou o governador Eduardo Leite, acompanhado de seu vice Gabriel Souza e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Ele acrescentou: “A Cooperativa Languiru, que passa por crise financeira, é parte essencial do tecido econômico local, proporcionando empregos e oportunidades para os cooperados e suas famílias”.
Disse, ainda, que a parceria entre as empresas e o governo estadual como forma de promover investimentos significativos em modernização e ampliação das capacidades produtivas: “Trata-se de um compromisso com o futuro que vai beneficiar toda a região com a preservação de empregos e o estímulo à economia”.
(Marcello Campos)
No Ar: Bom Dia Caiçara