Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 16 de dezembro de 2023
O emir do Kuwait, Sheikh Nawaf al-Ahmad al-Sabah, faleceu neste sábado (16), aos 86 anos, de acordo com a corte real. Nawaf assumiu o poder do país pouco mais de três anos. O emir foi internado no hospital no final do mês passado devido ao que a agência de notícias estatal descreveu como um problema de saúde de emergência, mas disse que o seu estado era estável. A causa de sua morte não foi divulgada.
O príncipe herdeiro Sheikh Meshal al-Ahmad al-Sabah, 83 anos, irmão do Sheikh Nawaf, é o sucessor designado. É ele quem, de fato, governa o Kuwait desde 2021, quando o emir entregou a maior parte das suas funções devido aos seus problemas de saúde.
O Sheikh Nawaf tornou-se emir em setembro de 2020, após a morte do seu irmão, o Sheikh Sabah. Nawaf era visto pelos diplomatas como um construtor de consenso, embora o seu reinado tenha sido marcado por um intenso impasse entre o governo e o parlamento eleito, o que impediu reformas estruturais importantes no país rico em petróleo.
O Kuwait, detentor da sétima maior reserva de petróleo do mundo, faz fronteira com a Arábia Saudita e o Iraque e fica do outro lado do Golfo do Irã.
Desde que assumiu o cargo em 2020, o Sheikh Nawaf manteve uma política externa que equilibrou os laços com esses vizinhos, enquanto a nível interno foram formados oito governos. Segundo a constituição do Kuwait, o príncipe herdeiro torna-se automaticamente emir, mas só assume o poder depois de prestar juramento no parlamento. O novo emir tem até um ano para nomear um herdeiro.
No Ar: Clube do Ouvinte