Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 1 de dezembro de 2023
Após encerrar missão oficial à China, a delegação do governo gaúcho chegou nessa sexta-feira (1°) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). O vice-governador Gabriel Souza – que lidera a comitiva – participou de painéis com governadores de outros Estados brasileiros sobre iniciativas para mitigar os efeitos da mudança climática.
Durante participação no painel “Adaptação às Mudanças Climáticas: papel dos Estados”, ele ressaltou: “O governo do Estado participará de uma série de atividades para mostrar o que estamos fazendo, compartilhar nossas experiências e políticas para o clima. Neste espírito de cooperação internacional, queremos levar boas práticas que possam auxiliar na mitigação dos danos ao meio ambiente”.
O encontro reuniu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, os governadores do Espírito Santo e da Bahia, Renato Casagrande e Jerônimo Rodrigues, respectivamente, além da secretária nacional de Mudanças do Clima, Ana Toni.
Na oportunidade, Gabriel apresentou ao público, que lotou a arquibancada do Pavilhão Brasil, o histórico de episódios climáticos que o Rio Grande do Sul vem enfrentando nos últimos anos, com estiagens e ciclones:
“Agimos em duas frentes. Com assistência, no momento em que acontece o evento, mas que isoladamente não é suficiente. Por isso, o governo do Estado criou uma agenda climática, com um programa chamado ProClima”.
O ProClima 2050 reúne programas estaduais com ações de mitigação dos gases de efeito estufa e de adaptação e resiliência climática. A agenda tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e zerar até 2050.
Agenda
Neste sábado (2), a delegação gaúcha – que inclui a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, e equipes técnicas da Sema e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) – participa da assinatura de um protocolo com o Estado da Califórnia. O foco é a mitigação das emissões de metano na atmosfera.
O vice-governador também fará uma apresentação sobre as políticas da gestão para a conservação e restauração dos biomas gaúchos, dentre outras agendas na COP28.
(Marcello Campos)
No Ar: Clube do Ouvinte