Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Em primeira semana de pagamentos do IPTU de Porto Alegre, sistema pix foi utilizado por 30% dos contribuintes

Nesta primeira semana de liberação das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 em Porto Alegre, cerca de 30% dos pagamentos foram realizados por meio do sistema pix. A opção é oferecida pela primeira vez e proporciona menor custo, além de compensação mais rápida que através do código-de-barras, garante a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).

Quase 350 mil guias do tributo foram geradas pelos contribuintes em quatro dias (98,6% das quais de forma on-line). A arrecadação parcial chega a R$ 54,2 milhões.

“Este é o segundo ano do IPTU Digital e percebemos que há muito menos procura pelo atendimento presencial que anteriormente. As pessoas já estão mais confiantes nos serviços digitais, nossos canais são intuitivos e rápidos. Incentivamos ainda o uso do pix, rápido e seguro”, ressalta o titular da SMF, Rodrigo Fantinel.

Desconto de até 11%

O desconto máximo para quem quitar o tributo até o dia 8 de fevereiro é de 11%, somando-se as vantagens oferecidas pela prefeitura. Esse índice inclui o abatimento de 5% para a quitação antecipada, mais 3% para quem mantém seus tributos municipais em dia e outros 3% para quem inseriu o número do CPF nas notas fiscais de serviços (3% para mais de 24 comprovantes, 2% para 13 a 24 comprovantes e 1% para sete a 12 comprovantes).

Para propriedade em nome de pessoa jurídica, é oferecido mais 4% de abatimento se o imóvel estiver em conformidade às suas respectivas obrigações fiscais.

Já quem pagar o imposto a partir de 9 de fevereiro não fará jus ao desconto. Mas poderá optar pelo parcelamento em dez vezes sem juros – a primeira parcela terá como data-limite o dia 8 de março. Essa e outras informações podem ser conferidas no site do IPTU.

Titular da SMF, Rodrigo Fantinel acrescenta: “Não há necessidade de correr, pois a data-limite é 8 de fevereiro e o valor não muda, seja efetuando o pagamento em 2 de janeiro ou no vencimento”.

Como obter a guia

O “doc” pode ser baixado nas plataformas digitais da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). A forma mais prática é pelo whatsapp (51) 3433-0156 (opção 4), que gera o documento em até 2 minutos e permite o pagamento por meio do sistema pix ou de código-de-barras.

Também é possível obter o boleto por meio do site prefeitura.poa.br/iptu ou do aplicativo “156+POA”. Outra alternativa é o recebimento por e-mail, desde que tenha sido feito cadastro com tal finalidade.

Já os idosos que necessitam receber a guia de forma impressa podem fazer o pedido ao mesmo número de whatsapp. Para cidadãos sem acesso a meios digitai é oferecida a alternativa de retirada da guia em uma das 17 subprefeituras da capital gaúcha (os endereços também são informados no site), bem como nos seguintes locais:

– Agência Tudo Fácil Zona Norte (avenida Assis Brasil nº 2.611, bairro Cristo Redentor).

– Agência Tudo Fácil Zona Sul (avenida Wenceslau Escobar nº 2.666, bairro Tristeza).

– Centro de Referência do Idoso (avenida João Pessoa nº 1.105, bairro Azenha).

– Loja de Atendimento da SMF (Travessa Mario Cinco Paus s/nº, Centro Histórico).

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Clube do Ouvinte