Segunda-feira, 09 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 18 de maio de 2023
Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde passa a oferecer a vacina contra gripe para todos os porto-alegrenses com idade de pelo menos 6 meses. A dose está disponível em dezenas de postos nos mais variados bairros e pode ser aplicada de forma simultânea aos imunizantes da covid, sem risco ao indivíduo ou à eficácia do procedimento.
Iniciada em 10 de abril, a campanha deste ano prossegue até o dia 31 deste mês. Ainda não foi informado se haverá prorrogação do prazo, como no ano passado.
A estatística oficial mais recente aponta que menos 220 mil aplicações foram realizadas até agora na capital gaúcha. A prefeitura chama a atenção para os baixos índices de cobertura populacional nesta edição da ofensiva. O fato inclusive motivou o Ministério da Saúde a ampliar a oferta do fármaco para a maioria da população.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atualização anual da vacina contra gripe, pois os vírus influenza sofrem diversas mutações em curto espaço de tempo e os imunizantes precisam incluir novas cepas para garantir máxima proteção. Além disso, anticorpos do nosso organismo diminuem com o passar do tempo, precisando de reforço periódico.
Importância da imunização
“Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor a circulação viral e a transmissão da doença antes do inverno”, enfatiza a enfermeira Renata Capponi, do Núcleo de Imunizações da Zona Sul da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em alguns casos, a vacina pode não impedir que a pessoa seja infectada pelo vírus, mas garante proteção contra complicações que podem levar um paciente à morte. Principalmente quando indivíduo é idoso ou sofre de doenças crônicas.
Renata detalha que, neste ano, ao menos 23 habitantes da capital gaúcha necessitaram de internação hospitalar devido a síndrome respiratória aguda grave (SRAG, mesmo agravamento que leva a óbito muitos pacientes de covid). Desses casos, dois tiveram desfecho fatal: um idoso de 68 anos e um jovem de 19, ambos com comorbidades.
Benefícios adicionais
– Ao se vacinar contra a gripe, a pessoa contribui para que a defesa do seu corpo esteja pronta para possíveis contatos com o antígeno causador da doença. É uma forma de resguardar a própria saúde e, acima de tudo, prevenir-se;
– A imunização reduz a necessidade de hospitalizações todos os anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2020, a vacinação contra a gripe evitou cerca de 105 mil internações.
– Uma ampla cobertura vacinal contra a gripe é a forma mais eficaz de diminuir a circulação do vírus. Assim, não é uma proteção apenas individual, mas para toda a sociedade. Há pessoas que não podem ser vacinadas, por restrição médica ou condição de saúde, então elas são protegidas quando mais pessoas da população estão imunizadas.
(Marcello Campos)
No Ar: Embalos & Loterias