Terça-feira, 14 de maio de 2024

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Voltar Em Canoas, projeto inédito “Nosso Bairro Empreendedor” tem foco em mulheres empreendedoras

Voltado ao público em geral, mas com ênfase nas mulheres empreendedoras, foi lançado na terça-feira (9), em Canoas, o projeto “Nosso Bairro Empreendedor”, em uma coletiva de imprensa realizada no Hotel Metropolitan.

O projeto, que integra também o Programa ALI do Sebrae RS, envolve rodadas de negócios, propostas de investimento e consultoria. O objetivo é promover um ambiente de networking e oportunidades de negócios para todos os participantes através de eventos e atividades programadas durante o corrente ano, com um olhar especial para cada bairro na cidade de Canoas.

Segundo Ana Claudia Bitencourt Brasil, CEO do BCI – Clube Inovador de Conexões Empresariais e de Negócios, “o Brasil é reconhecido globalmente como um dos países com maior número de empreendedores, e o papel das mulheres neste cenário tem se destacado cada vez mais.

Protagonismo das mulheres no empreendedorismo

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pesquisa do Sebrae em parceria com a ANEGEPE, em 2022, as mulheres representaram 34,4% do total de negócios gerados, totalizando impressionantes 10,3 milhões de empreendedoras.

A pesquisa destaca que “a figura feminina é descrita nas notícias como um ser autônomo, especialmente entre 7 e 13 horas, quando desempenham inúmeras tarefas. Segundo diagnóstico da Rede Mulheres de Viena, 73,1% das empreendedoras são mães, sendo responsáveis, surpreendentemente, por 76% da renda familiar. Além disso, 82% iniciaram seus negócios por necessidade, demonstrando sua resiliência e determinação.

O BCI – Clube Inovador de Conexões Empresariais e de Negócios, explica Ana Claudia Bitencourt, surgiu em agosto de 2020, durante a pandemia, “com o objetivo inicial de conectar, educar e inspirar mulheres, e com o objetivo capacitar e conectar as pessoas na atividade empreendedora. Ser uma referência em um espaço de igualdade, repleto de pessoas fortes e inspiradoras. 80% dos participantes hoje são mulheres. O BCI integra também o Programa ALI do Sebrae RS: uma iniciativa para fortalecer o empreendedorismo e a inovação no território, articulando e unindo os atores locais”.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde