Terça-feira, 15 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de junho de 2023
Chegou a hora: neste domingo (25), Elton John, 76 anos, um dos maiores astros da história do rock, faz o último show na Inglaterra, seu país natal. Será uma última e também uma primeira vez, já que ele está na programação do Glastonbury, festival onde nunca tinha sido convidado antes a se apresentar.
O set do cantor e pianista fechará a noite e se estenderá por pouco mais de duas horas, das 21h às 23h05. Antes do seu show acontecem os do cantor Yusuf (antes conhecido como Cat Stevens), do grupo Blondie e do rapper Lil Nas X (um dos artistas favoritos de Elton John entre a nova geração).
“Eu não poderia estar mais animado por ser a atração principal do palco Pyramid. Com o fim da minha turnê Farewell Yellow Brick Road chegando, não há maneira mais adequada de dizer adeus aos meus fãs britânicos”, disse o cantor, em um comunicado. “Eles foram mais do que brilhantes e sempre me apoiaram, em todos os altos e baixos da minha carreira… mal posso esperar para abraçar o espírito do maior festival do mundo.”
O astro cumpre a etapa final de sua turnê de despedida, a Farewell Yellow Brick Road Tour, que começou em 2018 e acabou tendo datas adiadas por causa da pandemia. Com mais de 300 apresentações ao longo do mundo (nenhuma, porém, no Brasil, onde suas últimas apresentações se deram em 2017), ela bateu em janeiro o recorde de turnê mais lucrativa da história, tendo arrecadado US$ 817,9 milhões.
Em maio, a Farewell Tour havia passado de US$ 887 milhões em arrecadação e 5,7 milhões de ingressos vendidos. O último show da turnê está marcado para o dia 8 de julho, em Estocolmo, na Suécia. No mês passado, Elton John fez seu último show nos Estados Unidos, no Dodger Stadium de Los Angeles, num evento grandioso que contou com as participações de Dua Lipa, Kiki Dee e Brandi Carlile e que foi transmitido ao vivo pelo Disney+.
Com uma carreira iniciada em 1969 com o LP “Empty sky” e uma vendagem estimada entre 250 e 300 milhões de discos (só fica atrás de Michael Jackson, Elvis Presley e os Beatles), Elton John tem privilegiado, nos shows da derradeira turnê, os seus sucessos dos anos 1970. Ele abre o show com “Bennie and the Jets” e segue por números como “Tiny dancer”, “Candle in the wind”, “Philadelfia freedom”, “Don’t let the sun do down on me”, “Your song” e “Goodbye yellow brick road”. Entre os hits dos anos 1980, ele vem tocando “I guess that’s why they call it the blues” e “I’m still standing”.
Idolatrado por sucessivas gerações, nos últimos anos Elton John colaborou em gravações de artistas novos, como Lil Nas X, Years and Years e Rina Sawayama. Em 2021, ele voltou às paradas de sucessos em um dueto com Dua Lipa: “Cold heart”, que juntou suas canções “Rocket man”, “Kiss the bride”, “Sacrifice” e “Where’s the Shoorah?”.
Embora não se saiba se algum desses artistas se juntará a ele no palco este domingo, o cantor deu a entender que seu show será repleto de estrelas e apresentará um setlist diferente do que tem mostrado ao longo da turnê.
Família
Em 2018, quando anunciou a Farewell Tour numa coletiva em Nova York, Elton John disse que estava deixando os palcos definitivamente para cuidar dos filhos — ele é pai de Zachary (de 12 anos) e Elijah (de10), frutos de seu casamento com o diretor de cinema canadense David Furnish.
À época do anúncio, ele afirmou que gostaria de continuar produzindo, compondo e gravando discos. “Não quero deixar a cena com um gemido, mas com uma grande explosão”, prometeu o cantor. “Espero ser criativo até a morte.”
No Ar: Show Da Madrugada