Terça-feira, 23 de junho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de junho de 2026
O dólar fechou em alta nesta terça-feira (23), com avanço de 0,88%, cotado a R$ 5,1866. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, reverteu as perdas do início do pregão e encerrou o dia em alta de 0,52%, aos 171.249 pontos. No acumulado, a moeda norte-americana registra alta de 0,41% na semana e de 2,86% no mês, enquanto recua 5,50% no ano. O Ibovespa, por sua vez, acumula alta de 1,73% na semana, queda de 1,46% no mês e avanço de 6,28% no ano.
Os mercados operaram sob influência das negociações entre Estados Unidos e Irã. Segundo autoridades de Teerã, as conversas técnicas com Washington foram concluídas e grupos de trabalho já estão sendo formados para tratar de sanções e do programa nuclear iraniano. O aumento do tráfego no Estreito de Ormuz também reforçou a percepção de possível estabilização gradual no comércio global de petróleo.
Apesar disso, o petróleo voltou a cair nesta sessão. O barril do Brent recuou 1,05%, cotado a US$ 77,08, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) teve queda de 0,88%, a US$ 73,21.
No Brasil, o mercado acompanhou a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento indicou que o Banco Central manteve a taxa de juros inalterada mesmo diante da piora nas projeções de inflação para os próximos anos, destacando que o colegiado optou por não reagir a choques de preços ainda associados às incertezas geopolíticas.
No cenário internacional, as bolsas globais tiveram um dia mais negativo, pressionadas principalmente por ações do setor de tecnologia. Investidores seguem avaliando o elevado nível de investimentos em semicondutores e inteligência artificial e questionam o retorno dessas companhias diante dos preços elevados das ações.
As negociações entre Estados Unidos e Irã seguem no centro das atenções dos investidores. Teerã afirmou que as conversas técnicas foram concluídas e que já iniciou a formação de equipes para tratar das sanções e do programa nuclear. O país também informou que trabalha com Omã na elaboração de um acordo sobre a gestão da navegação no Estreito de Ormuz.
O tráfego na região, estratégica para o comércio global de petróleo, registrou na véspera o maior volume desde o início da escalada de tensões, com cerca de 35 navios cargueiros atravessando o estreito — ainda abaixo da média de períodos de estabilidade, quando aproximadamente 120 embarcações circulam diariamente pela região.
Além disso, na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu uma licença de 60 dias para que o Irã volte a exportar petróleo no mercado internacional, fator que também influenciou as expectativas dos investidores nesta sessão.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.