Sábado, 18 de maio de 2024

Sábado, 18 de maio de 2024

Voltar Dique extravasa em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre

Um dique contra cheias extravasou em uma casa de bombas de São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. A área está no Vale do Rio dos Sinos, que enfrentou cheia após os temporais desta semana. Na capital gaúcha, o Rio Guaíba teve alta recorde de nível, o que fez alagar ruas do centro.

O prefeito de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT), chamou a situação de crítica e recomendou a evacuação do entorno do Arroio João Corrêa, área próxima ao dique de proteção. Há alerta para que moradores da Vila Brás, Campina, São Miguel, Paim e Jardim Fênix saiam das residências. Há alagamentos, ainda, no Santos Dumont, Vicentina, bairro Rio dos Sinos e região da Cooperativa Habitacional dos Moradores da Vila Progresso. Moradores da Vila Brasília podem buscar refúgio na Igreja da Vila Elza.

A Comunidade São Roque no Parque Mauá e o Sindicato dos Metalúrgicos estão recebendo pessoas fora de casa. O Centro de Eventos da Avenida São Borja ficou lotado e os desabrigados e desalojados estão sendo encaminhados para o ginásio da Unisinos.

“É um fenômeno que vamos enfrentar até domingo e que terá consequências dramáticas para a nossa população. Estamos fazendo esse alerta para que a população possa entender que de hoje de noite (sexta) até sábado de noite, domingo de manhã, todo o cuidado é pouco para a cidade de São Leopoldo. O que queremos é evitar uma situação mais trágica para a nossa população”, disse o prefeito.

Na sexta-feira (3), o medo de desabastecimento já havia provocado uma corrida aos supermercados de São Leopoldo e itens começaram a faltar nas prateleiras.

Outro fator apontado por Vanazzi para a inundação eminente foi o desligamento da Casa de Bombas da Santo Afonso, em Novo Hamburgo, que colapsou pelo grande volume de chuva. O risco de inundação inicial será pela avenida Mauá em direção a Vila Brás e assim sucessivamente. Do Jardim Fênix e Joaneta, que já enfrenta alagamento, a água vai avançar sobre a rua Henrique Bier e a avenida Atalíbio de Rezende. O Centro de São Leopoldo, a avenida Caxias do Sul e adjacências do Rio dos Sinos também corre o risco de sofrer inundação pelo transbordo do dique, que formará uma lâmina de água.

Canoas

Outra cidade da região metropolitana fortemente atingida pela enchente é Canoas. Devido ao avanço do nível das águas, a Prefeitura alertou para evacuação dos bairros Fátima, Rio Branco, Mathias Velho, São Luís, Harmonia, Cinco Colônias, Central Park e Niterói.

A orientação é que a população procure abrigo nas residências de amigos e familiares que morem em pontos sem alerta de risco. Equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar tentam auxiliar na retirada das famílias que não puderem sair, além de fazerem o encaminhamento para abrigos.

Na cidade, os ponto de acolhimento disponíveis são o Prédio 11 da Ulbra, no bairro São José; EMEF Carlos Drummond, bairro Guajuviras; CAIC Guajuviras; o Centro Social Urbano São José; e EMEF Irmão Pedro, no bairro Estância Velha

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde