Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 6 de agosto de 2023
Morador de Balneário Camboriú (SC) desde março deste ano, quando ganhou cargo no gabinete do senador Jorge Seif (PL), Jair Renan Bolsonaro, de 25 anos, planeja se candidatar vereador nas eleições do ano que vem. Nos últimos dois meses, o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro tem comparecido a uma série de reuniões com lideranças locais do estado — como prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e os deputados Zé Trovão, Júlia Zanatta e Caroline de Toni.
No último final de semana, quando Jair Bolsonaro esteve em agenda no estado, o estudante de direito recebeu a benção do pai para concorrer. Em entrevista à Jovem Pan, o ex-presidente falou sobre os planos do filho. Já no almoço que teve com o governador Jorginho Mello agradeceu a receptividade dos catarinenses com Renan: “Que seja muito feliz aqui”, disse.
Nas redes sociais, o 04 também aderiu à cidadania catarinense. Em publicação, afirmou que as armas e o chimarrão são os “símbolos de sua nova jornada”. Ao postar registro com Bolsonaro, repetiu os votos: “Recebendo meu pai em minha nova terra, seja muito bem vindo a Santa Catarina”, disse.
Ainda sem filiação, a expectativa é de que Jair Renan Bolsonaro passe a integrar o quadro do PL. O presidente do diretório municipal de Balneário Camboriú, o prefeito Fabricio Oliveira (PL), é grande entusiasta da candidatura do filho do ex-presidente. No ano passado, Bolsonaro teve 74% dos votos no segundo turno entre os balneocamboriuenses.
Zé Trovão
O filho do ex-presidente, no entanto, também teve encontros com lideranças locais de outros partidos. Na última semana, esteve no diretório municipal do Progressistas em Gaspar junto ao vice-prefeito da cidade, filiado à sigla.
Em Criciúma, Jair Renan visitou uma escola junto ao prefeito da cidade, Salvaro (PSD). No último mês também esteve nas cidades vizinhas de Chapecó, Itajaí, Nova Trento e Penha. As agendas são quase sempre acompanhadas pelo empresário Emílio Dalçoquio.
No início de julho, na festa de aniversário de Balneário, esteve com Zé Trovão, deputado federal que chegou a ser preso por suspeita de ter organizado manifestações golpistas no Sete de Setembro de 2021. Desde que Jair Renan se mudou para Santa Catarina, os dois tem se aproximado. Recentemente, foram juntos a um clubes de tiros da região.
Padrinho político
Espécie de padrinho político de Jair Renan, o empresário Emílio Dalçóquio Neto foi apontado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no ano passado, como um dos financiadores dos bloqueios antidemocráticos que sucederam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
De acordo com a PRF, o empresário é dono de parte dos veículos utilizados para obstruir vias. A investigação foi remetida ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2018, o empresário chegou a ser investigado pelo Ministério Público Federal pela greve dos caminhoneiros. As denúncias que terminaram arquivadas acusavam o aliado de Jair Renan de coação e atentado contra a liberdade de trabalho da categoria.
No Ar: Show da Tarde