Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 30 de outubro de 2025
Em razão do Dia de Finados, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), realiza esquema especial de trânsito neste domingo (2). A ação ocorre das 7h às 19h, para a circulação de veículos e transporte coletivo nas regiões dos cemitérios São Miguel e Almas, Santa Casa de Misericórdia, Crematório São José, João XXIII e Jardim da Paz.
As linhas de ônibus da Capital vão operar com tabela horária de feriado. Os agentes da EPTC estão mobilizados para monitorar os acessos dos cemitérios com maior movimentação a fim garantir a segurança viária e auxiliar no trânsito de veículos e pedestres. Além disso, serão implantados pontos de táxi na avenida Professor Oscar Pereira, próximo à rua Vicente da Fontoura, a 15 metros da parada de ônibus.
Para atender a região dos cemitérios da avenida Oscar Pereira, os usuários poderão utilizar a linha 256.2 Nazareth/Intendente, das 6 horas da manhã às 23h55, com saída no terminal da rua Maria Luiza Peres, no bairro Aparício Borges, ou a partir das 6h30 no terminal da avenida Borges de Medeiros.
Além disso, duas linhas de ônibus especiais serão ativadas, a 297 – Cemitério, com saída do terminal Largo Glênio Peres em direção à região dos cemitérios, a partir das 9h até as 16h55, assim como a 398.9 – Jardim da Paz/Finados, com saída do terminal Salgado Filho, a partir das 8h30, acessando as avenidas Bento Gonçalves e João de Oliveira Remião, até o Cemitério Jardim da Paz, com o último horário em direção ao Centro às 16h30.
Tabela horária
Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, por meio dos aplicativos do Cartão TRI, Cittamobi, Moovit, e Lá vem o Ônibus, além de consultar as tabelas horárias atualizadas no site da EPTC.
Para informações ou demandas de trânsito e transporte, os interessados podem acionar a Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou número 118, e a plataforma 156+POA. O atendimento e a fiscalização atuam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.