Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Voltar Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia novo espetáculo no Teatro Renascença

Localizado na avenida Erico Verissimo nº 307, quase esquina com Ipiranga (bairro Menino Deus), o Teatro Renascença recebe às 20 desta sexta-feira (15) o novo espetáculo da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Serão três noites consecutivas de apresentação, com classificação etária livre. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br ou na bilheteria, uma hora antes do evento.

“Área Suspensa” propõe uma discussão sobre o conceito de território e territorialidade. Grande parte da população mundial vive atualmente nas cidades, sendo a territorialidade um modo de compreensão contemporâneo da constituição desses espaços de vida.

O estudo teve por objetivo compreender de que modo essas ideias envolvem pessoas e ambiente no contexto urbano. “Tendo como inspiração direta os pensamentos de Milton Santos, a narrativa coreográfica tensiona as relações dos bailarinos com o território que habitam e como cada um atravessa e é por ele atravessado”, ressalta o texto de divulgação.

Ainda de acordo o material, trata-se de “uma cartografia dançada das poéticas de relação dos corpos que habitam a cidade de Porto Alegre, um rasgar do tempo e espaço na busca constante de imprimir identidades plurais em um território de complexidades e contradições. Uma tentativa estética de dialogar e até “rugir” pelo simples desejo de insistirmos em ser o que somos, no caminho de combate às intolerâncias através do evocar das ancestralidades como combustíveis de existência e reparação histórica”.

Companhia

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre é um projeto desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Cultura e Economia Criativa (SMCec) e da Educação (Smed), com apoio da Osc Afro-Sul Odomodê na gestão de seu eixo pedagógico.

O projeto existe desde 2014 e foi sancionado por lei três anos depois. Mantém um elenco profissional de bailarinos e já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 45 mil espectadores no Brasil, Alemanha e Israel.

Sua atuação se dá de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs), que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, em uma faixa de 7 a 17 anos, no turno inverso da escola.

Também são mantidos cinco núcleos de Companhias Jovens de Dança, reunindo alunos que se destacam nas EPDs e atuam orientados pelos bailarinos profissionais, fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Ficha Técnica

– Direção Geral: Airton Tomazzoni e Ilza do Canto.
– Direção Artística: Maurício Miranda.
– Direção do Eixo Pedagógico: Iara Deodoro e Carla Saraiva.
– Suporte Técnico: Driko Oliveira.
– Concepção Geral e Direção Coreográfica: Gal Martins.
– Concepção e Criação de Trilha Sonora: Dani Lova.
– Assistente de Direção: Maurício Miranda.
– Iluminador: Bathista Freire.
– Elenco: Andressa Pereira, Caleo Alencar, Isadora Franco, Leonardo Maia, Leonardo Silva, Marina Sachet, Paula Finn, Pedro Coelho, Richard Salles.
– Designer Gráfico: Bruno Marcitelli.
– Fotos: Nando Espinosa.
– Vídeo: Moov.art.
– Produção: Ilza do Canto e Maurício Miranda.
– Figurino: Vanessa Rodrigues.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Embalos & Loterias