Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Com investimento de R$ 200 milhões, Gerdau inaugura melhorias na unidade de Sapucaia do Sul

A empresa gaúcha Gerdau inaugurou nessa terça-feira (12) as obras de reforma e modernização de sua unidade em Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre), de importância estratégica na transformação de ferro em aço e produção de aços longos. O investimento é de R$ 200 milhões.

No foco da iniciativa estão a modernização das instalações da aciaria, melhorias na jornada de transformação digital, aprimoramento das condições ambientais e de segurança no processo de produção do aço (qualificação do sistema de despoeiramento, por exemplo). Durante os trabalhos de reformulação foram gerados mais de 400 postos de trabalho diretos e indiretos.

Com 1.200 colaboradores e colaboradoras, a Unidade Riograndense possui capacidade anual de produção de aço bruto de 450 mil toneladas e de 495 mil toneladas de produtos acabados – incluindo vergalhão, fio-máquina, barras, trefilados e pregos. A planta produz aços longos com uma matriz 100% reciclável, tendo a sucata metálica como matéria-prima – o que torna o aço produzido na usina um produto com baixa emissão de carbono.

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio.

A companhia está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. É a maior recicladora da América Latina, tendo na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço.

Com a palavra…

Para o vice-presidente da Gerdau, Rubens Pereira, a inauguração marca um dos maiores investimentos da história da planta, que celebra 66 anos em 2023, e reforça o compromisso da Gerdau com o Estado desde sua fundação:

“Essa modernização prepara a unidade Riograndense para seguir atendendo à demanda futura por aço dos clientes de todo o Brasil. Esse investimento também reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul, baseado em pilares estratégicos como a inovação e a sustentabilidade”, destacou.

O governador Eduardo Leite participou do evento. Acompanhado do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, ele ressaltou que a Gerdau é exemplo da pujança da indústria gaúcha. Ressaltou, ainda, que o novo investimento contribuirá para elevar a produção do aço nacional a um novo patamar tecnológico e de qualidade:

“Para o Estado, é uma enorme satisfação constatar que nossos esforços em propiciar um ambiente com melhores condições de competitividade encorajam investimentos privados dessa magnitude. A Gerdau demonstra mais uma vez a confiança no futuro do Estado e contribui diretamente para alavancar a geração de emprego e renda”.

Já o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, fez um relato emocionado da relação pessoal com a empresa, a partir da história de seu pai, Gabriel, que foi funcionário da companhia até se aposentar.

Também destacou a parceria da empresa com a comunidade, viabilizando investimentos como a aquisição de viaturas por meio da participação no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), permitindo a compra de equipamentos para instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP) por meio da compensação de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido por empresas.

“Por trás dos números superlativos do investimento, estão as histórias das muitas famílias impactadas positivamente pelo desenvolvimento da empresa a partir de um ambiente de negócios adequado e competitivo. E só conseguimos alcançar esse cenário pelas reformas que nos permitiram recuperar a capacidade de investimento”, emendou Eduardo Leite.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã