Segunda-feira, 29 de junho de 2026

Segunda-feira, 29 de junho de 2026

Voltar Com gol no fim, Brasil vira contra Japão e vai às oitavas da Copa do Mundo

Gabriel Martinelli saiu do banco de reservas para garantir a vitória por 2 a 1 e classificação da Seleção Brasileira no acréscimo contra o Japão, nesta segunda-feira (29), no NRG Stadium, em Houston, no Texas. Depois de um primeiro tempo ruim, a Seleção aproveitou que os japoneses abdicaram de jogar bola e marcou com Casemiro e Martinelli.

O Brasil aguarda nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Noruega e Costa do Marfim, agendado para esta terça-feira (30), às 14h (de Brasília), em Arlington. A Seleção Brasileira volta a jogar no domingo (5), às 17h (de Brasília), em East Rutherford.

O jogo

O Japão armou uma linha de cinco defensores e se propôs a atuar atrás da linha da bola. Com a retração do adversário, a Seleção Brasileira ficou com a posse de bola e atuou majoritariamente no campo de ataque, mas não levava perigo.

Os japoneses concentravam seus lances em bolas paradas, como escanteios e faltas. Mas foi num erro de saída de bola do Brasil que encontraram o gol. Danilo errou um passe no meio, Sano arranco em velocidade, não foi parado e chutou cruzado, de fora da área, para vencer Alisson, aos 29.

A estratégia do Japão foi muito eficaz para controlar o Brasil. A Seleção Brasileira foi inoperante no primeiro tempo. Não sabia o que fazer com a bola e como superar a forte marcação. Lucas Paquetá, Danilo e Casemiro foram as maiores decepções no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Ancelotti sacou Paquetá, um dos piores em campo, e colocou Endrick, montando uma Seleção com quatro atacantes.

A primeira boa oportunidade do Brasil na segunda parte surgiu na bola aérea. Danilo cruzou, Bruno Guimarães apareceu como fator surpresa e tocou de cabeça, levando Suzuki a praticar uma grande defesa para salvar o Japão. Logo depois, Matheus Cunha tentou de cabeça na pequena área e Tomiyasu tirou em cima da linha.

A bola área se provou a grande arma brasileira. Casemiro transformou sua história no jogo ao receber cruzamento de Gabriel Magalhães na segunda trave e cabecear para empatar para o Brasil, aos 10. No lance seguinte, Vini Jr. parou na trave após linda jogada no que poderia ser um dos gols mais bonitos do Mundial.

Com o placar empatado, o Japão ficou ainda mais preso no seu campo de defesa. O Brasil insistia e rondava a grande área. A bola circulava, passava de pé em pé, mas poucas vezes havia condições claras de fazer mais um. Sem muitas alternativas, os comandados de Ancelotti abusavam na jogada aérea.

Praticamente no último lance do jogo, Bruno Guimarães encontrou um passe perfeito para Martinelli na grande área. O atacante bateu no cantinho e decretou a virada da Seleção Brasileira, aos 50.

Ficha técnica

– Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães (Danilo Santos) e Lucas Paquetá (Endrick); Rayan, Matheus Cunha (Gabriel Martinelli) e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.

– Japão: Zion Suzuki; Tomiyasu, Taniguchi e Hiroki Ito; Doan (Sugawara), Sano, Junya Ito (Machino), Kamada (Tanaka) e Nakamura (Junnosuke Suzuki); Ueda e Maeda (Ogawa). Técnico: Hajime Moriyasu.

– Arbitragem: Maurizio Mariani (Itália). Assistentes: Daniele Bindoni e Alberto Tegoni (ITA).

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde