Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Voltar Clubes e entidades do futebol brasileiro e mundial prestam homenagens a Zagallo

Desde o anúncio de sua morte na noite de sexta-feira (5), aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo foi alvo das mais variadas homenagens por clubes do futebol brasileiro e internacional, além de autoridades e entidades. Mensagens em sites oficiais e postagens nas redes sociais reforçaram o status de lenda do esporte ao único tetracampeão de Copas do Mundo.

Botafogo (onde se despediu da carreira de jogador e iniciou a de técnico): “Lamentamos a partida de um de nossos maiores ídolos, campeão como jogador e treinador, com um currículo vitorioso e notável, uma verdadeira lenda. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs. Seu legado no jamais será esquecido. Descanse em paz, Velho Lobo!”

Flamengo (clube no qual também atuou no gramado e na casamata): “Zagallo moldou a história do futebol brasileiro e entra para a eternidade como um revolucionário, um pilar histórico do esporte, além de pioneiro e recordista. “O Velho Lobo voltou à história do clube no comando técnico. Era ele o comandante no título carioca de 1972”.

Fluminense (outro que teve Zagallo como jogador): “Uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial e campeão pelo Tricolor”, postou o clube. “Toda a nossa força e os nossos sentimentos aos amigos, familiares e fãs de um ídolo eterno”, complementou.

O Vasco (no qual também foi atleta e comandante): “Zagallo defendeu as cores do Vasco da Gama em duas oportunidades, ambas na função de treinador, com 49 vitórias, 34 empates e 16 derrotas. O Velho Lobo conquistou três títulos pelo Gigante da Colina: o Troféu Colombino de 1980, a Taça Gustavo de Carvalho de 1980 (equivalente ao segundo turno Estadual) e a Taça Adolpho Bloch de 1990.”

Igualmente se manifestaram os principais clubes de São Paulo e Minas Gerais. Da mesma forma fizeram os gaúchos Inter e Grêmio. Enquanto o Colorado falou em “imenso pesar” com a notícia do falecimento, mencionou a trajetória e desejou um “Descanse em paz, gigante”, o Tricolor enalteceu a “lenda imortal das quatro linhas que partiu mas deixa a todos um legado de conquistas e perseverança”.

Exterior

Presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o italiano Gianni Infantino escreveu que “a história da Copa do Mundo não pode ser contada sem Mário Zagallo”. No perfil oficial, a entidade não poupou adjetivos a”uma lenda da Copa do Mundo em todos os sentidos”.

Quem também se manifestou foi o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter: “O futebol lamenta a perda de Mário Zagallo, um dos maiores do nosso jogo. Campeão do mundo como jogador e técnico. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Descanse em paz, meu amigo”.

Dentre os clubes europeus, publicaram homenagens os ingleses Manchester City, Liverpool, Tottenham, bem como o espanhol Real Madrid. Colegas de trajetória como o ex-jogador e técnico francês o técnico Didier Deschamps (que ganhou a Copa de 1998 sobre a Seleção Brasileira então treinada por Zagallo) e o alemão Franz Beckenbauer.

Lula, CBF e Conmebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto de sete dias “em homenagem à memória do seu eterno campeão”. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, classificou Zagallo como “lenda” e assumiu o compromisso de reverenciar seu legado.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) lembrou que Zagallo é o “único tetracampeão mundial como jogador, técnico e assistente” e desejou condolências aos familiares e amigos do “astro brasileiro”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi às redes. Em sua página no X (antigo Twitter), ele ressaltou que, além de um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, Zagallo foi “um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil”.

Ele prosseguiu: “Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial. Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores”.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã