Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 4 de março de 2022
Alguns clientes do Itaú seguem reclamando de problemas de acesso e nas informações em suas contas nesta sexta-feira (4), um dia após falhas que mostraram erros em saques e depósitos e, mais tarde, bloquearam o acesso de clientes a suas contas pelos canais digitais.
Na noite de quinta-feira, o banco informou que seus canais digitais estavam sendo liberados “gradativamente”. Os extratos e os saldos das contas correntes estão atualizados com os valores “integralmente recompostos”, acrescentou o banco.
“A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, disse a instituição na quinta-feira.
Nas redes sociais, no entanto, havia novas reclamações na manhã desta sexta. O Itaú informou que “os extratos e saldos das contas correntes de todos os seus clientes estão atualizados, com todos os valores integralmente recompostos”.
“O acesso via canais digitais também foi normalizado. A origem do problema teve relação com um atraso no processamento de dados, o que gerou a necessidade de reprocessamento. Portanto, a causa não teve relação com quaisquer eventos externos. O Itaú lamenta o transtorno”, diz a nota.
Ao longo da quinta-feira, muitos clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
Veja abaixo o que se sabe sobre a pane que atingiu o banco:
1) Qual foi o problema?
Clientes reclamaram que foram feitos saques não identificados – enquanto outros apontaram a entrada de dinheiro não especificado. Em vários casos, pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.
No início da tarde, correntistas também passaram a relatar dificuldades para acessar o aplicativo do banco. Também não era possível aos correntistas acessar o site do banco.
2) Quais falhas são admitidas pelo banco?
O Itaú diz que a pane afeta a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.
3) O aplicativo saiu do ar?
Sim. O banco informou na quinta que seus canais digitais estavam sendo liberados “gradativamente”.
4) O que gerou o problema?
Segundo o banco, o problema estava relacionado “com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes.”
O banco afirma, portanto, que a pane “não tem relação com quaisquer eventos externos” – ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.
5) Há previsão de restabelecimento?
Nas redes sociais, o banco disse que os serviços foram restabelecidos na tarde da quinta-feira, mas usuários continuaram reclamando de instabilidade.
6) Todos os clientes enfrentaram problemas?
Não. O banco diz que apenas parte dos correntistas foi afetada.
7) Meu dinheiro sumiu?
Não. Os saldos das contas correntes já foram restaurados pelo banco.
No Ar: Caiçara Confidencial