Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Voltar Cidades com até 5 mil habitantes e agrícolas são as mais masculinas

Cerca de 460 quilômetros separam a cidade proporcionalmente com mais homens e a proporcionalmente com mais mulheres no País, e ambas ficam em São Paulo. A pequena Balbinos, no centro-oeste, tem 443 para cada grupo de 100 mulheres. Já em Santos, no litoral, para cada grupo de 100 mulheres há 82 homens.

Balbinos tem duas penitenciárias masculinas, o que provoca essa disparidade. Os dois presídios somavam 2.340 detentos, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado. A população carcerária supera à do restante da cidade, que é de 1.537 habitantes, segundo números da prefeitura.

A cidade, que ficou mais de 60 anos sem crimes de mortes, registrou o primeiro homicídio em 2010, dentro da penitenciária. “Não é mais a cidade pacata de antes, mas ainda é muito bom viver aqui”, diz o chefe de gabinete da prefeitura, Márcio Alexandre Luizão Serrano, de 48 anos.

A demógrafa Izabel Guimarães Marri, gerente de população do IBGE, explica que cidade menores, de até 5 mil habitantes, costumam ser mais masculinas. “Municípios agrícolas, focados em extração mineral, também costumam ser mais masculinos. Na verdade, Balbinos é um município com população carcerária muito alta. Balbinos e outros municípios paulistas têm população masculina alta por isso”, disse.

A fundação da cidade, que acaba de completar 70 anos, se deve à família Balbino. Quando pertencia a Piraju, as terras locais concentravam uma das maiores produções de café do mundo. Para a organizadora de eventos Ana Luisa Linares, é um ótimo lugar para se viver. “Um povo humilde e respeitoso”, disse.

Cidade de Santos

Dados da Fundação Seade coletados em 2020 já apontavam Santos como a cidade mais feminina do Estado de São Paulo. Elas eram 53,8% da população, enquanto a média estadual era de 51%. Esse número, observa-se agora, também é o maior do País.

A cidade conta com uma série de ações públicas para o público feminino, sendo um dos poucos municípios com uma secretaria dedicada exclusivamente às mulheres. Possui ainda a Casa Sigilosa para mulheres em situação de risco ou vítimas de violência, em parceria com empresas.

Até 15 anos

Estado com menor índice de envelhecimento do Brasil, Roraima também possui o município com a maior proporção de jovens do País. Uiramutã, situado no extremo norte do Estado, próximo à tríplice fronteira com a Venezuela e a Guiana, tem uma idade mediana – número que separa pela metade a população mais jovem e a mais velha – de 15 anos.

São 2.541 crianças de 0 a 4 anos, 2.292 na faixa etária de 5 a 9 anos e 1.942 possuem idades entre 10 e 14 anos. O índice de envelhecimento é de 5,4 (essa é a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais para cada grupo de 100 crianças até 14 anos). Fica situado na emblemática Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Bom Dia Caiçara