Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Voltar Ciclone extratropical deverá atingir a Região Sul na véspera do Natal

Um ciclone extratropical atingirá a região Sul, sobretudo o Rio Grande do Sul, e parte do Uruguai entre o fim do domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25). As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Áreas de instabilidade formadas pela alta umidade e pelo calor desta sexta-feira (22) ao domingo provocarão temporais no centro-sul brasileiro, o que antecede a formação do ciclone.

Neste sábado (23), o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas regiões do Sudeste serão atingidos por tempestades, informa o instituto.

Nessas áreas, haverá também a possibilidade de rajadas de vento acima dos 70 km/h. Por causa das chuvas que atingiram o estado nesta sexta-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta de temporais com ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo.

RS sofreu com chuvas e ciclones recentemente

O Rio Grande do Sul sofreu com tragédias climáticas nos últimos quatro meses. Fortes chuvas e um ciclone afetaram o estado ao e deixaram ao menos 50 mortos em setembro.

Devido ao fenômeno, setembro foi o mês mais chuvoso de Porto Alegre em mais de 107 anos, segundo o Inmet. As medições do instituto começaram em 1916. Os temporais voltaram a atingir o estado em novembro, sobretudo a capital gaúcha. Cinco pessoas morreram e mais de 28 mil deixaram suas casas.

O rio Guaíba chegou a atingir a marca de 3,44 metros, o maior nível registrado em 82 anos de história.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde