Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Voltar Cerimônia com astros da música latina dá o pontapé inicial na Copa do Mundo

A Copa do Mundo 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira (11). Antes da partida de abertura entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México, a cerimônia inaugural reuniu artistas de diferentes estilos musicais, entre eles a colombiana Shakira e o nigeriano Burna Boy, intérpretes de “Dai Dai”, música oficial do Mundial.

Com cerca de 15 minutos de duração, a apresentação destacou a diversidade cultural mexicana, mas deixou a desejar em alguns aspectos. A curta duração e o uso excessivo de playback chamaram a atenção durante boa parte do espetáculo.

A cantora mexicana Lila Downs abriu a cerimônia com uma homenagem às raízes culturais do país e aos povos originários. “O futebol une gerações”, afirmou antes da entrada de uma réplica gigante da taça da Copa do Mundo no centro do gramado.

Um dos momentos mais aguardados foi a participação da banda mexicana Maná, um dos principais nomes do rock latino. O grupo apresentou o sucesso “Oye Mi Amor”, mas a performance pareceu excessivamente apoiada em gravações prévias. A apresentação foi breve e seguiu um roteiro protocolar, sem grandes surpresas.

O uso de playback também foi percebido nas apresentações seguintes, que reuniram artistas populares da música latina, como Belinda, Danny Ocean e J Balvin.

A principal atração da noite, no entanto, foi Shakira. A cantora colombiana dividiu o palco com Burna Boy em uma performance de “Dai Dai”. Apesar das coreografias elaboradas e da energia demonstrada pelos artistas, a canção não alcançou o mesmo impacto de outros sucessos da carreira da artista ligados ao futebol.

A comparação com “Waka Waka (This Time for Africa)”, tema oficial da Copa do Mundo de 2010, foi inevitável. Enquanto a música lançada há 16 anos se tornou um fenômeno global, “Dai Dai” apresenta uma fórmula mais previsível, baseada na mistura de pop latino, afrobeats e um refrão repetitivo.

Quase uma hora depois da cerimônia de abertura, pouco antes da entrada das seleções em campo, o tenor italiano Andrea Bocelli e a cantora sul-coreana Ejae apresentaram “DNA”, hino oficial da Copa do Mundo. A canção combina elementos da música clássica com batidas eletrônicas produzidas pelo DJ francês David Guetta.

A apresentação, contudo, foi prejudicada por problemas de equalização do som percebidos na transmissão televisiva, o que comprometeu parte da experiência do público.

Além das atrações realizadas no México, os Estados Unidos e o Canadá também terão eventos especiais relacionados ao torneio. As programações incluem apresentações de artistas como Alanis Morissette, Michael Bublé, Anitta e Katy Perry.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde