Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Voltar Carnaval de Rua terá 80 blocos em desfile por diferentes locais de Porto Alegre

Consagrado nos últimos anos como um dos mais tradicionais eventos de Porto Alegre, o Carnaval de Rua se estenderá além da área central da cidade. Serão 80 blocos distribuídos em circuitos por diferentes locais, incluindo a orla do Guaíba (bairros Centro e Praia de Belas), em uma programação com verba de R$ 950 mil da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCec).

“É o maior investimento do município direcionado ao carnaval dos blocos. Teremos ações não apenas na orla, mas também na Restinga, na Lomba do Pinheiro e em outras regiões de Porto Alegre. Estamos levando a descentralização da cultura para essas comunidades”, ressalta o titular da pasta, Henry Ventura.

Além dessa programação oficial, Porto Alegre terá desfiles independentes de blocos. Nessa quarta-feira, 10, a SMCec reuniu diversos órgãos da prefeitura para alinhar as ações necessárias a este e outros eventos populares, como a Descida da Borges e a Procissão de Navegantes.

Participaram representantes da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Escritório de Eventos.

Cronograma

A programação inicia pela Lomba do Pinheiro, em 27 de janeiro; depois vêm Circuito Norte, em 2 de fevereiro; Circuito Restinga, em 4 de fevereiro; Circuito nas Ilhas, em 13 de fevereiro; Circuito Extremo Sul, em 25 de fevereiro; Circuito Praça Israel, em 3 de março; Circuito Praça Nações Unidas, em 9 de março. No Trecho 3 da Orla, haverá Carnaval de Rua nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de fevereiro, além de 3 e 10 de março.

Descida da Borges

A tradicional Descida da Borges de Medeiros (Centro Histórico), que abre a programação oficial do Carnaval porto-alegrense, será realizada no dia 26 de janeiro (sexta-feira), das 20h à meia-noite. Durante a festa, o prefeito Sebastião Melo entregará as chaves da cidade à Corte da folia.

O trajeto abrange desde a esquina da rua José Montaury até a avenida Siqueira Campos com o Mercado Público. Como atrações, estão confirmadas as escolas de samba Estado Maior da Restinga e Copacabana, além da tribo Os Comanches.

Procissão de Navegantes

Os principais eventos do calendário das festividades de Nossa Senhora dos Navegantes terão como primeira data o dia 21 de janeiro (domingo). Nesse dia será transladada a imagem da padroeira entre o Santuário de Navegantes (Zona Norte) e a Igreja do Rosário (Centro Histórico).

Em 2 de fevereiro (sexta-feira), a procissão de retorno da santa para o bairro Navegantes deve reunir milhares de pessoas a partir das 8h, no trajeto que começa na rua Vigário José Inácio e prossegue pelas avenidas Castelo Branco e Sertório para então alcançar novamente o Santuário, onde serão celebradas missas alusivas ao tema.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde