Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprova abertura de processo de impeachment contra Joe Biden

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira (13) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Joe Biden.

O Partido Republicano, de oposição, se mobilizou na tentativa de formalizar o pedido de afastamento de Biden antes do recesso parlamentar, que começou nesta quinta-feira (14).

Os negócios do filho do presidente são o eixo central das suspeitas contra o mandatário. Hunter Biden responde a um processo criminal na Justiça por sonegação de impostos e evasão fiscal de 2016 a 2019, quando fazia parte dos conselhos de administração de empresas da Ucrânia e da China.

Desde que assumiram a maioria na Câmara, há quase um ano, os republicanos tentam levantar material para um processo contra o presidente Biden, acusando-o de tráfico de influência para beneficiar o filho e de supostamente ter lucrado com os negócios de Hunter. Mas, até agora, não apresentaram provas.

Nesta quarta-feira, Hunter foi ao Congresso se oferecer para falar em uma sessão aberta e não a portas fechadas, como a oposição quer. Ele acusou parlamentares de terem distorcido e manipulado documentos e depoimentos e negou que o seu pai tenha se envolvido em seus negócios.

Hunter disse que, por causa do vício em drogas, foi irresponsável em suas finanças, mas que é um absurdo usar isso como base em um processo de impeachment.

A abertura do processo foi aprovada pouco depois das 20h de quarta-feira, no horário de Brasília. Todos os 221 deputados do Partido Republicano votaram a favor e 212 democratas foram contra.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã