Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar Calor e chuvas de verão estão previstos para os próximos dias no RS

Os últimos dias de 2023 e os primeiros do novo ano no Rio Grande do Sul foram marcados por temperatura abaixo a muito abaixo da média para a estação. O padrão nos últimos dias fugiu tanto ao normal desta época do ano que a virada se seu com frio no Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o dia 31 de dezembro registrou temperaturas mínimas de 9ºC a 11ºC na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Na mesma data, a temperatura desceu a 11ºC no Lami, no extremo Sul de Porto Alegre.

Entretanto, esse cenário vai mudar. Os próximos sete dias serão quentes, com pancadas de chuva de verão no Rio Grande do Sul. O prognóstico foi divulgado nesta sexta-feira (5) no Boletim Integrado Agrometeorológico 01/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Para este sábado (6), o tempo firme e as temperaturas elevadas vão predominar em todo o Estado. A previsão da indica máximas em Porto Alegre de 32ºC a 33ºC na tarde deste sábado. Já nos vales e parte da Grande Porto Alegre, os termômetros podem indicar até 34ºC a 35ºC.

Na capital, o último dia muito quente foi 28 de dezembro com máxima de 36,4ºC. Desde então, os dias foram agradáveis ou com pouco calor durante a tarde.

Já no domingo (7), a presença do ar quente manterá o forte calor, e haverá pancadas de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões. No Noroeste, as máximas à tarde podem chegar em algumas cidades de 38ºC a 40ºC.

Litoral

Neste sábado e domingo, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, o sol aparece em meio a nuvens, com temperaturas entre 22°C e 27°C e 22°C e 32°C, respectivamente.

Torres registra, neste sábado, sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. As temperaturas ficam entre 22°C e 25°C. Neste domingo, o tempo permanece semelhante, com mínima de 22°C e máxima de 30°C.

Em Cassino, no Litoral Sul, este sábado será de sol com algumas nuvens, com mínima de 20°C e máxima de 27°C. Neste domingo, pancadas de chuva devem atingir a praia à tarde e à noite, com temperaturas entre 21°C e 28°C.

Na segunda-feira (8), o deslocamento de uma área de baixa pressão provocará chuva, em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, especialmente no Oeste e Noroeste. Na terça (9), o tempo permanecerá seco com temperaturas em gradativa elevação. Enquanto na quarta-feira (10), o deslocamento de uma nova frente fria deverá provocar chuva em todo o Rio Grande do Sul.

Os totais esperados deverão oscilar entre 10 e 20 milímetros (mm) na maioria das localidades do Estado. Na Zona Sul, Litoral e nos Campos de Cima da Serra, os valores deverão alcançar 35 mm.

 

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show da Tarde