Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 17 de maio de 2023
Os boletos de abril do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre terão o seu prazo de vencimento ampliado, por causa de uma mudança no sistema comercial. Em vez do período original de 5 a 16 de maio, o valor pode ser pago até o dia 27. A medida também se aplica ao débito em conta.
Equipes dos postos de atendimento e dos canais digitais constataram, recentemente, um aumento na procura pela segunda via do “doc” para ambas as modalidades de pagamento. Por esse motivo, diretor-geral do órgão, Maurício Loss, ressalta que não há motivo para preocupação: “As datas foram alteradas justamente por causa dessa troca de sistema”.
– Contas que possuem débito automático serão cobradas normalmente.
– Guias enviadas pelo correio ou e-mail também terão a data de vencimento modificada.
– Para os clientes que não receberem a conta, é possível obter no site do Dmae a versão atualizada.
Online
– Telefone 156 (opção 2).
– Site: prefeitura.poa.br/dmae.
– Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat.
– Aplicativo: 156+POA.
– E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br.
– WhatsApp: (51) 9332-8170.
Presencial
– Posto Centro (rua José Montauri nº 159), das 8h30min às 16h30min.
– Leste (rua Cristiano Fischer nº 2.402), das 8h30min às 16h30min.
– Posto Zona Norte: central Tudo Fácil no Shopping Bourbon Wallig (avenida Assis Brasil nº 2.611), de segunda a sexta-feira (10h-20h) e aos sábados (10h-14h).
Qualidade
Após diversas reclamações sobre forte gosto e odor na água que chega às casas dos porto-alegrenses, o Dmae informou nesta semana que a situação está normalizada. De qualquer forma, a garantia é de que as alterações não causam riscos à saúde.
“Foram realizadas diversas análises, sem constatar floração de algas no manancial próximo aos pontos de captação, confirmando a hipótese de que chuva tenha carregado sedimentos dos leitos dos afluentes do Guaíba, contribuindo assim para a alteração”, frisou o órgão. “Continuamos dosando o dióxido de cloro durante 24 horas por dia e o tempo seco também ajudou.”
“Nosso radar de monitoramento é feito por meio de canais de atendimento ao cliente. Por isso, sempre reforçamos que o consumidor tem que acionar o Dmae em qualquer evento adverso, para que possamos agir com rapidez e minimizar os impactos”, reitera o diretor-geral do departamento, Maurício Loss.
(Marcello Campos)
No Ar: Show da Tarde